Pela primeira rodada da seleção brasileira masculina na Liga Mundial de vôlei, o Brasil estreou neste sábado com uma vitória fora de casa sobre a Argentina, por 3 sets a 0 (com parciais de 25-20, 25-23 e 25-22), em jogo realizado na cidade de San Juan (ARG).
Com o resultado, os brasileiros ocupam a segunda colocação do Grupo B, com dois pontos, mas com um jogo a menos do que a líder Finlândia, que venceu seus dois primeiros jogos contra Portugal. Os dois times sul-americanos voltam a se enfrentar neste domingo, às 18h (de Brasília), no mesmo local.
Atual campeã da Liga Mundial, a seleção brasileira busca o sexto título da competição. E a equipe comandada pelo técnico Bernardinho entrou em quadra com a mesma base da última temporada, com: Ricardinho, André Heller, Giba, André Nascimento, Rodrigão e Dante, além do líbero Serginho Escadinha.
Contra a dona da casa Argentina, apesar de alguns erros na tentativa de forçar o saque, os brasileiros conseguiram abrir uma boa vantagem de seis pontos, por 17 a 11, para administrarem o resultado até o final do primeiro set.
Ainda apostando no saque forçado, o Brasil logo fez 3 a 0 no início da segunda série. Os argentinos conseguiram virar uma única vez o placar por 6 a 5, mas a equipe brasileira continuou agressiva e chegou a ter um marcador de 20 a 13, antes de fechar a etapa.
No terceiro set, a Argentina ameaçou uma reação ao aproveitar cinco erros dos visitantes para sair na frente por 9 a 6. A recuperação brasileira, no entanto, foi imediata ao virar por 15 a 10 e definir o jogo em dois match points.
Além do hexacampeonato da Liga, a seleção aproveitará a competição como parte da preparação para o principal torneio da temporada, a disputa do Campeonato Mundial, que será realizado no fim do ano, no Japão.