Hemoal realiza coleta de sangue na Ufal

Apostando nas coletas externas como forma de estabilizar o estoque de sangue da Hemorrede – que encontra-se com seu estoque desestabilizado – a Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará, durante todo o dia de hoje, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Além dos estudantes, as doações podem ser feitas por moradores da região até às 17 horas.

Mais uma vez a assessoria técnica do Hemoal aposta nas coletas externas como alternativa para estabilizar o estoque da hemorrede e, assim, evitar um colapso no atendimento aos pacientes da rede pública de saúde, que necessitam de transfusão sangüínea. “Após a campanha tivemos um mês de tranqüilidade, mesmo com o registro de acidentes acima da média. Contudo, nosso estoque já apresenta deficiência, por isso iniciamos nossas coletas externas para que evitemos transtornos”, salienta a assessora técnica do Hemoal, Válnia Brandão Wanderley.

De acordo com a reitora da Ufal, Ana Deyse Dória, o objetivo da reitoria é instituir o “Dia do Universitário Doador”, operacionalizando coletas externas em cada Unidade Acadêmica da Ufal. “A doação de sangue é considerada não só um ato de solidariedade como também um gesto de exercer a cidadania”, acredita Ana Deyse.

Doação

Para se tornar candidato à doação, além portar um documento de identificação com foto, é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, não ter contraído hepatite após os 10 anos, doença de chagas, sífilis e Aids e pesar no mínimo 50 kg. É proibida a doação para as lactantes e gestantes, mas quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, aconselha-se que seja respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Caso não seja possível comparecer ao Ceca, os interessados em tornarem-se doadores podem se dirigir à sede do Hemoal, localizada em prédio anexo à Unidade de Emergência Armando Lages.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário