Alagoas será palco, mais uma vez, do Encontro Internacional de Coros, que acontecerá de 20 a 23 de setembro em Maceió, Marechal Deodoro e Arapiraca, simultaneamente. Organizado pelos Coralistas Associados do Coretfal, o evento terá a sua programação apresentada à imprensa na próxima segunda-feira (dia 24) a partir das 20 horas no Teatro Gustavo Leite, do Centro Cultural e de Exposições.
Uma comissão de organizadores do encontro foi recebida terça-feira em palácio pelo governador Luis Abílio, que garantiu apoio do Estado ao evento, que deverá reunir cerca de 30 coros de vários países, somando mais de 900 participantes. O Encoral deverá ser incluído no calendário cultural de Alagoas.
Este ano, o evento terá uma atração especial: a abertura será uma apresentação da ópera “Flauta Mágica de Mozart”, produção do Coretfal que terá participação da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Segundo a coordenadora técnica do grupo alagoano, Fátima Menezes, a idéia é levar para o espetáculo estudantes de escolas públicas e jovens assistidos pelo núcleo cultural.
Ao elogiar o trabalho realizado pelo Coretfal – primeiro grupo artístico alagoano a se apresentar fora do País – na área de cidadania, Luis Abílio disse que o governo estadual apoiará e vai buscar patrocínio da iniciativa privada para o Encoral, que é realizado anualmente no Estado.