"Se o torcedor acha que vai encontrar tranqüilidade, pode esquecer. Ele vai sofrer e precisa ter essa consciência", avisou o goleiro Rogério Ceni na última terça-feira, véspera do confronto entre São Paulo e Estudiantes, válido pelas quartas-de-final da Copa Libertadores.
O time paulista confirmou a previsão de seu camisa 1 na noite desta quarta, no Morumbi, e venceu os argentinos por 1 a 0 em duelo muito equilibrado. Com isso, levou a decisão para a disputa de pênaltis e venceu por 4 a 3, garantindo sua participação nas semifinais da competição pelo terceiro ano consecutivo.
Seguindo a previsão de Rogério Ceni, o São Paulo viu um adversário ousado nesta quarta-feira e não conseguiu dominar até marcar o primeiro gol. Em vantagem, a equipe da casa assumiu o controle da partida e foi superior no segundo tempo, mas não balançou as redes e levou a decisão para as penalidades. Nesse momento, Alayes e Carrusca desperdiçaram suas cobranças e garantiram a classificação dos paulistas.
O São Paulo, aliás, confirmou seu aproveitamento total de pontos contra equipes argentinas, em sua casa, em duelos válidos pela Copa Libertadores. Agora, o time tricolor ostenta nove triunfos em nove confrontos contra equipes do país vizinho, que estiveram em seu caminho em todas as campanhas vitoriosas dos paulistas (em 1992, 1993 e 2005).
Nas semifinais da Libertadores, o São Paulo vai encarar o vencedor do confronto entre Vélez Sarsfield e Chivas, que se enfrentarão na próxima quinta-feira, em Buenos Aires. No primeiro duelo entre as duas equipes, no México, houve empate por 0 a 0.
Inter
O Internacional derrotou a Liga Deportiva Universitária, do Equador, por 2×0, na noite desta quarta-feira, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e garantiu sua presença nas semifinais da Libertadores da América. O adversário na penúltima etapa da mais importante competição sul-americana será o Libertad, do Paraguai, que na noite de terça eliminou o River Plate, da Argentina.
A partida, na qual o Colorado precisava vencer pelo placar mínimo, que se confirmou – já que fora derrotado em Quito por 2×1 no primeiro confronto das quartas-de-finais – foi acompanhada por mais de 40 mil eufóricos torcedores. Um entusiasmo justificado, já que desde 1989, há 17 anos portanto, o clube gaúcho não chegava tão longe na Copa que foi definida como prioridade nesta temporada.
O jogo desta quarta-feira foi considerado o mais importante da temporada pelo Inter, e valorizado ao extremo, principalmente porque o adversário, que entrou em campo com a vantagem do empate, havia sido a base da seleção do Equador na Copa do Mundo.
Pelo fato de ter passado de fase, o clube gaúcho continuará dando prioridade à Libertadores e seguirá poupando os principais atletas no Brasileirão. Isso já deverá ocorrer no próximo domingo, quando receberá o Botafogo, em casa, pela 13ª rodada da competição.