A candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), pediu votos hoje em São Bernardo, no ABC paulista. Heloísa, que foi expulsa do PT, disse que não havia nenhuma "conotação política" em sua passagem pela cidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato petista à reeleição.
"É como estar em qualquer outro lugar", disse ela negando que sua passagem pelo ABC tivesse relação com o presidente Lula.
Heloísa aproveitou para defender a criação de uma linha de crédito do BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para compensar as perdas das montadoras com a redução das exportações. A Volkswagen, por exemplo, anunciou um plano de reestruturação do quadro de funcionários por conta da redução das exportações.
"Existe uma política clara de demissão [das montadoras]. É muito importante que haja mudança da política econômica com redução de juros. O juro alto, o câmbio baixo e problemas na exportação afetam a indústria. Defendemos que o BNDES esteja à frente das negociações para financiamento de linha de exportação, mas não robotização porque também reduz emprego. "
No entanto, representantes da comissão de fábrica da Volks que acompanhavam Heloísa lembraram que o BNDES já liberou dinheiro para as montadoras. Só a Volks, segundo esses representantes, recebeu R$ 3,7 bilhões em empréstimos de 1994 a 2006.