O Banco do Cidadão iniciou o curso de capacitação sobre microcrédito para mais uma turma de futuros agentes de crédito que deverão atuar na agência matriz da instituição em Maceió e nas sedes regionais de União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Arapiraca e Delmiro Gouveia. O treinamento está sendo realizado no Sest/Senat, no bairro Murilópolis, e se encerrará no dia 3 de agosto.
O treinamento está sendo ministrado pela consultora de microcrédito da Crear Brasil, Evanda Evani Burtet Kwitko. As aulas abordam desde os aspectos filosóficos e legais do microcrédito até as experiências nacionais e internacionais. São apresentadas as atribuições do agente de crédito desde o processo de envolvimento da comunidade (divulgação, informação, captação de clientes, solicitação de crédito, levantamento socioeconômico, análise e decisão do crédito, acompanhamento de carteira, inadimplência, recuperação do crédito, avaliação de carteira) até a responsabilidade pessoal.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Banco do Cidadão, Pedro Verdino, a iniciativa tem como objetivo preparar profissionais para assumir a função de agentes de crédito. “Porque nas profissões convencionais não existem uma formação com essa modalidade que visa trabalhar o desenvolvimento empresarial de pessoas que tomam a iniciativa de montar uma atividade econômica” explica.
Ainda de acordo com Verdino, o apoio do Governo do Estado e das Prefeituras, é importante para que o banco possa ampliar a sua ação absorvendo esses novos profissionais. “Isso passa, evidentemente, pela disponibilização de recursos do Governo do Estado, que já tem contribuído significativamente com a instituição”, diz.