Alagoanos que disputarão os I Jogos da Juventude de 1º a 5 de agosto viajam nesta segunda-feira para o Ceará. Os ônibus com as equipes partem às 22h, do estacionamento do estádio Rei Pelé, sede da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer.
A solenidade de abertura do evento será nesta terça, às 9h no Ginásio Poliesportivo Manoel Salviano, em Juazeiro (CE), com desfile das delegações, execução do hino nacional e o juramento do atleta. Os jogos serão realizados nos municípios de Crato e Juazeiro.
A delegação alagoana é composta por sete técnicos, quatro dirigentes e 75 atletas, com faixa etária entre 15 a 17 anos. As equipes de vôlei (masculino), handebol, futsal e basquete (masculino e feminino) têm como patrocinadora oficial a Secretaria Executiva de Esporte e Lazer.
No último dia 27, as equipes e os técnicos Ivens Moura (futsal feminino), Douglas Araújo (futsal masculino), Paula Chen (basquete feminino), Antônio Rocha (basquete masculino), Henriette Lins (handebol feminino), Adriano Rodrigues (handebol masculino) e Stanley Magalhães (voleibol masculino) foram apresentadas ao secretário Marlon Araújo, que aproveitou o momento para ressaltar a importância do evento e a responsabilidade dos jovens atletas ao representar o Estado na competição. O secretário vai acompanhar pessoalmente o desempenho das equipes e está confiante em bons resultados.
Jogos da Juventude
Os jogos da juventude foram criados em 1995, pelo governo federal, para promover, sob a perspectiva do esporte de rendimento, a prática de atividades esportivas entre os jovens, que representam a base do desenvolvimento do setor.
Em maio, secretários e dirigentes do Esporte e Lazer se reuniram e elegeram o estado do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte e Juventude, para sediar a competição, que visa integrar as regiões Norte e Nordeste através do esporte e potencializar as seleções de cada estado.