Aos poucos, a Secretaria municipal de Educação (semed) está conseguindo liquidar as dívidas pendentes na pasta. Através do ordenamento das despesas, elegendo as prioridades, as pendências financeiras estão sendo resolvidas com dotação própria, sem a necessidade de dotação suplementar, como se pensava anteriormente. Na última sexta-feira, 4, foi liberado o pagamento referente ao mês de junho para os estagiários da Secretaria, encaminhados pela Ufal, bem como os horistas, que desenvolvem suas atividades nas salas de aula. Recentemente, os estudantes lotados em diversas unidades da Semed ameaçavam paralisar suas atividades.
Nas escolas, os estagiários entraram em greve, inviabilizando o funcionamento de muitos setores. Amanhã, estará sendo liberado o mês de junho, também, para os estagiários selecionados a partir do Cesmac. Os vales-transportes dos servidores, que estavam atrasados, também foram liberados na última sexta-feira. Hoje, a Semed conseguiu liberar os vales para uso intermunicipal. O benefício atende a 2,4 mil funcionários, sendo 2.334 usuários de vales-transportes urbanos e outros 65, intermunicipais. A Semed entrega 50 vales para uso mensal por parte de seus servidores.
A Secretaria Municipal de Educação também está quitando hoje, o pagamento do convênio referente ao curso de graduação à distancia dos professores da rede, que atende a 240 profissionais, ao custo global de R$ 21 mil. Além disso, o pagamento da Organização Social de Interesse Público (Oscip) Tocwille, a qual engloba os prestadores de serviço da Secretaria e cujo mês de junho, no valor de R$ 207 mil estava em aberto, já foi encaminhado ao Banco do Brasil e deve ser liberado amanhã.
Até o final da semana, a Semed estará liberando as diversas consignações de sua competência, conforme garantia da coordenação do Fundo Municipal de Educação.