As vendas do comércio cresceram 4,3% em todo o país no final de semana que antecede o do Dia dos Pais, de 04 a 06 de agosto deste ano, em relação ao período equivalente de 2005 (05 a 07 de agosto). Os dados fazem parte do Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio.
Em Alagoas o crescimento chega a 10% em relação a agosto do ano passado.
Os dados são da Câmra de Dirigentes Lojistas (CDL), que também informam um crescimento de cerca de 20% em relação ao mês de Julho, apesar das vendas com a Copa do Mundo.
Segundo dados estatísticos daqui até o próximo domingo, data em que se comemora o Dia dos Pais, as vendas deverão aumentar ainda mais. Em cidades como São Paulo, o crescimento das vendas do comércio no último final de semana ficou bem abaixo da média nacional. A expansão foi de 2,1%. Considerando a semana de 31 de julho a 6 de agosto, houve retração de 1,7% no comércio do município em relação ao período equivalente de 2005.
Segundo os técnicos da Serasa, as promoções do varejo, em conjunto com a indústria, a facilidade de crédito à pessoa física e a semana de baixas temperaturas, que promoveu aumento nas vendas de confecções, impulsionaram as vendas no país. "No entanto, deve-se considerar que a alta se deu em comparação a uma base fraca, que foi a de 2005", divulgou a Serasa.
Com Folha
Os técnicos apontaram também como fatores positivos para as vendas a melhora nas condições de emprego, renda e juros. Entretanto, as compras de última hora podem ser as responsáveis pelo maior aumento nas vendas do comércio na próxima semana.
O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no Banco de Dados da Serasa. Foram consideradas as consultas feitas no período de 31 de julho a 06 de agosto de 2006 e de 04 a 06 de agosto deste ano, comparadas com períodos equivalentes em 2005.