Pagamento do PIS/Pasep começa hoje nas agências da Caixa e BB

Começa hoje, em todas as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, o pagamento do abono salarial PIS/Pasep, para quem nasceu em julho (PIS), e para as inscrições zero e um do Pasep, no Banco do Brasil. O saque poderá ser feito até 29 de junho do próximo ano.

Para este ano, foram identificados 11,49 milhões de trabalhadores de todo o país que têm direito a sacar o abono referente ao ano-base 2005, dos quais 9,78 milhões do PIS e 1,71 milhão do Pasep. A partir dessa data também poderão sacar os rendimentos de suas contas pessoais aqueles trabalhadores cadastrados antes de 1988.

Ao todo, serão mais de R$ 4 bilhões de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e os saques seguem um calendário divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A Região Sudeste tem o maior número de abonos identificados: 5,18 bilhões, seguida da Região Nordeste, com 2,75 milhões; da Sul com 2,15 milhões; da Centro-Oeste, com 871 mil; e, por último, a Norte, com 536 mil.

Já na comparação entre os estados, São Paulo lidera, com mais de 2 milhões de beneficiados, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Pagamento – De acordo com o MTE, alguns trabalhadores, cujas empresas têm convênio com o ministério, recebem diretamente em suas contas bancárias. O trabalhador precisa ficar atento para verificar se o abono foi realmente depositado, geralmente no mês de setembro.

Os trabalhadores podem sacar o PIS também nas casas lotéricas ou postos “Caixa Aqui”, utilizando o cartão cidadão e senha. O Pasep é pago no Banco do Brasil, de acordo com os últimos dígitos da inscrição.

Têm direito ao abono salarial do ano-base 2005, os trabalhadores e servidores públicos que foram cadastrados no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos (até 2001), tenham trabalhado, pelo menos, 30 dias em 2005 e recebido, em média, dois salários mínimos naquele período.

Para efetuar o saque, os trabalhadores/servidores terão que apresentar o número dos PIS ou Pasep e a carteira de identidade.

Fonte: MTE

Veja Mais

Deixe um comentário