Seqüenciando a semana de coletas externas para estabilizar o estoque de sangue da Hemorrede, a Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), estará, até às 17 horas, atendendo aos doadores voluntários que se dirijam até o Ginásio do Colégio São Gerônimo. Localizado no Loteamento Pôr do Sol, no bairro do Tabuleiro do Martins, os candidatos à doação serão atendidos pela equipe multidisciplinar da instituição.
Mas os doadores voluntários podem comparecer, também, à sede do Hemoal, localizada em prédio anexo à Unidade de Emergência Armando Lages, no bairro do Trapiche. “As coletas externas realizadas pelo Hemoal têm o intuito de facilitar a doação para aqueles que residem em bairros distantes de nossa sede. Entendemos que muitas pessoas compreendem a importância de tornarem-se doadoras, mas esbarram na falta de tempo”, salienta a coordenadora geral do Hemoal, médica Alexandra Ludugero.
Os interessados em tornarem-se doadores de sangue e, no mínimo, salvarem três vidas, devem ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 kg, além de não terem contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, também, que compareçam portando um documento de identificação com foto e estejam bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactentes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Palestra
E paralelamente à coleta externa desta sexta-feira, o Hemoal estará realizando, às 16 horas, uma palestra educativa e motivacional na Delman Construções. O intuito do trabalho é conscientizar todos os colaboradores da empresa para que possam, também, tornarem-se doadores voluntários.
“Todo o trabalho do Hemoal tem como base da educação e motivação, por isso, não medimos esforços para captarmos novos doadores e ampliarmos o número de voluntários. A parceria com associações, ONGs e igrejas e empresas é importante na labuta diária para salvarmos vidas”, destaca Alexandra Ludugero.