Maceió ganha, a partir de setembro, mais 250 leitos para hospedagem dos turistas que visitam a capital alagoana. A ampliação da rede hoteleira se dará com a inauguração do Hotel Brisa Tower, de classificação quatro estrelas, localizado na orla da praia da Jatiúca.
O Hotel é mais um investimento apoiado pelo Banco do Nordeste no setor turismo do Estado. “O BNB financiou cerca de R$ 2,8 milhões para este empreendimento, por meio do Programa de Apoio ao Turismo Regional (Proatur), que utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que são recursos subsidiados, com taxas de juros que variam de 8,75%, no caso de microempresas, até 14% ao ano para grandes empresas”, esclarece o gerente da agência Maceió-Centro, do BNB, Marcos Machado, responsável por esta contratação.
Já o superintendente estadual do BNB em Alagoas, José Expedito Neiva, confirma ainda a existência de mais quatro projetos turísticos em fase de negociação para investimento do BNB no Estado. “São negócios que incluem construção, reforma e ampliação de empreendimentos hoteleiros, bem como aquisição de máquinas e equipamentos para o setor. A maioria localizada no litoral norte de Alagoas”, revela Neiva.
Crescimento
Para o superintendente, há potencial de expansão da rede hoteleira alagoana que, segundo a Secretaria Executiva de Turismo do Estado de Alagoas, possui 26.383 leitos. “Os dados da Setur mostram que, já no primeiro semestre de 2006, a taxa de ocupação hoteleira em Maceió foi de 70%, quase a taxa de todo o ano de 2005, que foi de 70,4%, e maior do que a taxa de ocupação alcançada em 2004, que foi 61,9%”, disse. O número de visitantes ao Estado alagoano também vem crescendo. A Setur informa que em 2005 foram 1.651.170 turistas em Alagoas, 15% a mais do que em 2004.
“O BNB aposta nesse potencial turístico e vê na atividade um indutor do desenvolvimento regional. Em Alagoas, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Setur revela que a receita gerada pelo setor mais do que dobrou em dois anos: em 2003, a receita gerada foi cerca de R$ 593 milhões e, em 2005, chegou a R$ 1,24 bilhão. O impacto da atividade no PIB alagoano era de 7,57% em 2004, para se ter uma idéia da dimensão da importância desse segmento na sua capacidade de geração de emprego e renda”, ressalta Neiva.
Lazer e negócios
No caso do Hotel Brisa Tower, por exemplo, segundo o proprietário do empreendimento, Carlos Gatto, houve geração de 100 empregos diretos e cerca de 700 indiretos. “Há uma carência de hotéis no Estado. Estou há mais de 20 anos no ramo do turismo e vejo perspectiva de crescimento. Inclusive tenho a pretensão de construir mais dois hotéis em Alagoas”, afirma Gatto, que já foi secretário municipal de Turismo de Maceió.
Apesar do turismo alagoano ser eminentemente classificado como de sol e mar, o Brisa Touwer aposta também no turismo de negócios e eventos, já que o hotel possui três auditórios. Outra diferenciação, segundo Gatto, é que os andares foram ambientados por três arquitetos diferentes e a ambientação muda a cada três andares. “A idéia foi apostar na modernidade, com uma decoração estilizada e arrojada”, destaca.