Hoje e amanhã, estarão presentes no Órgão de Defesa do Consumidor de Alagoas (PROCON-AL) representantes do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça para a implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
O Sindec é um software que tem por objetivo unir em rede as bases de dados usadas pelos Procons de todo o país. O sistema deve contribuir para a harmonização das rotinas de atendimento usados pelos Procons e para a criação de um banco de dados consolidado nacionalmente.
Com o Sindec, será possível levantar informações em tempo real e com a utilização de gráficos. Os levantamentos poderão ser feitos com base em perfis e demandas do consumidor, dos tipos de atendimento mais utilizados, das empresas reclamadas, das áreas da economia mais procuradas e das condutas praticadas.
A principal utilidade do site é que o consumidor vai poder pesquisar se foram feitos atendimentos nos Procons envolvendo o fabricante ou fornecedor do produto e serviço que ele pretende adquirir. Dessa forma, o consumidor vai poder fazer a sua escolha de consumo de forma mais consciente.
Para fazer a consulta, o consumidor precisará apenas acessar o site pelo endereço www.mj.gov.br/dpdc/sindec e digitar o nome da empresa no campo da pesquisa por fornecedores.