Crianças com câncer recebem atletas do vôlei de praia

As atletas Talita e Renata foram recebidas com festa, nesta tarde, pelas crianças da Associação de Pais e Amigos de Leucêmicos de Alagoas (Apala). Elas são grandes favoritas da 11ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, que será realizado em Maceió, a partir de amanhã até domingo.

Para as crianças, o que valeu mesmo foi a ‘festa’ realizada com a distribuição de brinquedos e de autógrafos. A Apala tem hoje mais de 300 crianças e adolescentes com câncer e ainda recebe adultos com leucemia.

“Eles têm muita carência porque as pessoas ainda pensam que vão encontrar aqui crianças tristes e não é assim. Criança só fica triste quando sente dor, as daqui não param de brincar”, diz a presidente da Apala, Rosenita Fernandes, mais conhecida por Rosa.

“Nós temos 60 leitos, mas o número de casos está aumentando. Só em uma semana recebemos cinco casos de leucemia e três de tumor. O maior problema é que os médicos do interior nem sempre estão preparados para detectar câncer em crianças”, explicou.

Segundo Rosa, os sintomas podem ser palidez acentuada, abdômen alto ou mancha branca no olho, que pode ser câncer de retina. “O câncer em crianças não tem prevenção e como são detectados tarde demais o índice de cura é muito baixo”, reconheceu.

De acordo com Rosa, a associação atende todas as crianças e adolescentes com câncer em Alagoas, com transporte, remédios e atendimento médico. Para a construção da sede e a manutenção da associação, a presidente conta apenas com doações. “Recebemos todo o tipo de doação. As coisas usadas vão para um bazar, onde vendemos. Também temos o serviço de telemarketing”, contou.

Quem quiser entrar em contato com a Apala, pode ligar para os números 3241-7348 ou 3241-9440.

Atletas

Favoritas na 11ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, as atletas são as segundas colocadas no ranking geral de classificação, referente à pontuação nas dez etapas anteriores. Entre bons jogos, as atletas lembram que já ganharam uma competição e conseguiram chegar em quatro finais.

“Ano passado conseguimos a quarta colocação em Maceió. É sempre bom voltar e conquistar melhores colocações”, disse Talita, que já morou três anos em Maceió e joga pela Federação Alagoana de Vôlei de Praia.

“Comecei minha carreira aqui e é sempre bom voltar, rever os amigos e competir. Também sei da importância de representar o Estado nas competições”, finalizou.

Os jogos serão realizadas nas areias da praia de Pajuçara, onde toda a estrutura já está montada. Amanhã começam as competições, que vão reunir 24 equipes masculinas e 24 femininas. De acordo com a assessoria do evento, as 48 equipes são os melhores do ranking mais as que passaram hoje pela fase classificatória.

As partidas começam às 8h – amanhã serão 48 – e a previsão é que terminem no fim da tarde. A entrada do público é gratuita.

Tande

Também nesta tarde, o atleta Tande distribuiu autógrafos, na agência do Banco do Brasil, na Ponta Verde.

O atleta está confiante e diz que é o primeiro torneio que compete com Marcelo Negrão. "Nós treinamos três vezes, mas esperamos bons resultados", afirmou.

Veja Mais

Deixe um comentário