A Reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dórea, está na China, onde participa do 3o Fórum Internacional de Reitoras, que se realiza entre os dias 19 a 24 de agosto. Ela é a única representante do Brasil, e foi escolhida para representar as outras reitoras brasileiras, por indicação do Ministério da Educação.
Durante o encontro, a reitora fará uma exposição com o título “Mulher e Educação Superior na Região Nordeste do Brasil: o caso da Universidade Federal de Alagoas”, na mesa redonda que tem como tema “Educação, Mulher e Desenvolvimento”.
Em sua exposição a reitora vai falar do acesso das mulheres ao ensino superior público e como essa formação acadêmica é decisiva para a inserção no mercado de trabalho e para a conquista de direitos. No caso de Alagoas, a reitora se refere ao Índice de Condição de Vida, que apresenta resultados negativos, caracterizando o Estado como de alta exclusão social, alta concentração de renda e baixa oferta de emprego com alta dependência do setor sucro-alcooleiro. O documento destaca ainda que há uma baixa oferta de vagas públicas no ensino superior diante da demanda existente.
Ana Dayse vai apresentar dados sobre a inserção da mulher na Universidade Pública em todas as áreas de conhecimento, incluindo os tradicionais redutos masculinos, que estão na área de tecnologias e engenharias, onde a participação feminina também vem crescendo.
O documento apresentado pela reitora Ana Dayse Dórea observa ainda a participação das mulheres na pós-graduação e os reflexos do programa de cotas adotado pela Ufal para democratizar o acesso à Universidade. A interiorização da Ufal também é destacada pela reitora como importante instrumento para que mais estudantes tenham condições de cursar o Ensino Superior, elevando a qualificação de homens e mulheres nos municípios alagoanos.
Aproveitando a viagem, a reitora fará duas visitas: a primeira na Córea, onde vai discutir possibilidades de intercâmbio com a Pukyong National University, no período de 24 a 28 de agosto. Em seguida, a reitora parte para a França onde já existe um intercâmbio, na área de Ciências Atmosféricas, com a Université Paul Sebatier, em Tolouse. A reitora Ana Dayse Dórea fica na França no período de 29 a 1o de Setembro e depois retorna à Alagoas.