Dia Internacional do Folclore marcará Semana Ranilson França

No mês em que se celebra o Dia Internacional do Folclore, comemorado em 22 de agosto, Alagoas chora a perda de um de seus maiores folcloristas, o professor Ranilson França. Sempre engajado em projetos e ações voltadas à cultura popular, Ranilson chegou a participar de reuniões para elaborar a programação da semana dedicada ao folclore, que começará na próxima terça-feira (22/08) e se estenderá até quinta-feira (25/08), mas infelizmente não poderá vê-la realizada.

Como uma forma de homenagear um grande mestre, o que seria a Semana Alagoana da Cultura Popular passou a se chamar Semana Ranilson França de Cultura Popular. Com uma extensa programação, as atividades propostas durante os quatro dias do encontro irão discutir e avaliar com pessoas e representantes de instituições atuantes no cenário cultural de Alagoas as políticas públicas voltadas às culturas populares.

A programação será iniciada com uma homenagem aos Mestres dos folguedos alagoanos, às 17h30, na unidade do Sesc no bairro do Poço. E como cultura também é movimento, logo depois desta homenagem haverá a saída em cortejo, ao som da Banda de Pífano de Marechal Deodoro, rumo ao Museu Théo Brandão, onde ocorrerá a abertura solene da Semana Ranilson França de Cultura Popular e a divulgação do Prêmio Gustavo Leite 2006 – Artesão do Ano, que nesta edição reconhece o talento de Maria do Carmo Nunes da Silva, a dona Marinita, detentora exclusiva da arte de confeccionar o bico singeleza.

Em seguida, será a vez do cortejo partir em direção ao Coreto da avenida da Paz para prestar uma homenagem o professor Ranilson França e prestigiar as apresentações de 12 grupos folclóricos que, num sistema de revezamento, se apresentarão em dois palcos montados nas imediações do coreto e encerram o primeiro dia da semana.

Oficinas

Os outros três dias do evento trazem duas oficinas realizadas pelo Ministério da Cultura (MinC). A primeira delas, uma preparatória para o Encontro Sul Americano das Culturas Populares, começará na manhã de quarta-feira. O objetivo é avaliar as propostas elaboradas no I Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, ocorrido em novembro passado, e situar as que contemplam o Estado.

Ao final dos debates serão escolhidas 45 pessoas para formar a delegação que representará Alagoas no evento sul americano, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de setembro, em Brasília. Nos dois últimos dias da semana será realizada a Oficina do Sistema Nacional de Cultura com o intuito de discutir a renovação e criação dos conselhos de cultura, bem como a regulamentação e implantação dos fundos de cultura.

A Semana Ranilson França de Cultura Popular é uma realização da Secretaria Executiva de Cultura (Secult), da Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria Executiva de Educação (CORAC/SEE), da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), da Comissão Alagoana de Folclore (FAC), da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL), do Museu Théo Brandão, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (PROEX – UFAL), do Serviço Social do Comércio (SESC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (SEBRAE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), do Serviço Social de Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Programação

22 de agosto:
17h30 – Homenagem para os Mestres alagoanos, SESC/Poço.
19h00 – Saída em CORTEJO do SESC/Poço em direção ao Museu Théo Brandão acompanhado da Banda de Pífano de Marechal Deodoro.
19h30 – Abertura solene no Museu Theo Brandão, com o MinC, instituições do Sistema "S", instituições culturais do Estado e toda a comunidade cultural.
20h00 – Divulgação do Prêmio Gustavo Leite 2006 – Artesão do Ano e visitação da exposição das obras de arte do artesão premiado.
21h00 – Saída em CORTEJO do Museu Théo Brandão em direção ao Coreto da Avenida da Paz acompanhado da Banda de Pífano de Marechal Deodoro e demais participantes.
21h30 – Apresentação da programação da Semana Alagoana de Cultura Popular em comemoração ao Dia Internacional do Folclore;
Entrega do prêmio Gustavo Leite 2006 – Artesão do Ano; Entrega de certificados aos mestres da cultura popular;
Homenagem ao Professor Ranilson França;
Apresentações artísticas simultâneas em 02 palcos.

23 de Agosto:
9h às 18h – Avaliação das propostas para política pública de cultura popular e oficina preparatória para o Encontro Sul Americano de Cultura Popular, em Brasília. Coordenação da Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural (SID) – MinC. Participação de mestres, instituições do Sistema "S" e instituições da cultura popular.
Local: Auditório do Palácio República dos Palmares.

24 de Agosto:
9h às 18h – Oficina do Sistema Nacional de Cultura (SNC) / Coordenação da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) – MinC.
Vagas limitadas a 100 pessoas. A distribuição será da seguinte forma: 66 vagas para os municípios que assinaram o Protocolo de Intenções do SNC, 21vagas para Rede Alagoana de Pontos de Cultura, 04 vagas para representantes das câmaras Setoriais ou Fóruns de Cultura (Teatro, Música, Dança e Artes visuais) e 09 vagas para instituições culturais.
Local: Auditório do Palácio República dos Palmares.

25 de Agosto:
9h as 18h – Continuação da Oficina do Sistema Nacional de Cultura.

Realização:
Secretaria Executiva de Cultura (Secult)
Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria Executiva de Educação (CORAC/SEE)
Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC)
Comissão Alagoana de Folclore (FAC)
Associação de Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL)
Museu Théo Brandão
Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (PROEX)
Serviço Social do Comércio (SESC)
Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (SEBRAE)
Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) / Serviço Social da Indústria (SESI)
Serviço Social de Transporte (SEST) / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT)

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário