Semana Ranilson França de Cultura Popular

Apresentações de folguedos populares encerrarão a primeira noite do evento

Começa amanhã, no Dia Internacional do Folclore (22/08), a Semana Ranilson França de Cultura Popular. Uma homenagem aos Mestres dos folguedos alagoanos, às 17h30, na unidade do Sesc no bairro do Poço, inicia as atividades da semana, mas a abertura solene só acontecerá às 19h30, no Museu Théo Brandão, com a chegada do cortejo que sairá do Sesc ao som da Banda de Pífano de Marechal Deodoro.

Como o Museu Théo Brandão está finalizando o período de luto pela morte do professor Ranilson França, as solenidades marcadas para acontecerem lá não terão um caráter festivo em respeito à memória do professor. Por isso, logo após a abertura oficial e a divulgação do Prêmio Gustavo Leite 2006 "Artesão do Ano", o cortejo partirá em direção ao Coreto da avenida da Paz, onde haverá a entrega do prêmio a dona Marinita, confeccionadora do bico singeleza, e uma homenagem ao folclorista Ranilson França.

Encerrando o primeiro dia da Semana Ranilson França de Cultura Popular, acontecerão apresentações de pastoril, guerreiro, chegança, afoxé, bumba-meu-boi, coco de roda, baianas e do Mané do Rosário acontecerão no Coreto da avenida da Paz. Ao todo serão 12 grupos folclóricos que, num sistema de revezamento, se apresentarão em dois palcos montados nas imediações do coreto e encerrarão o primeiro dia do evento.

A Semana Ranilson França de Cultura Popular é uma realização da Secretaria Executiva de Cultura (Secult), da Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria Executiva de Educação (CORAC/SEE), da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), da Comissão Alagoana de Folclore (FAC), da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL), do Museu Théo Brandão, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (PROEX/UFAL), do Serviço Social do Comércio (SESC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (SEBRAE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), do Serviço Social de Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Programação

SEMANA RANILSON FRANÇA DE CULTURA POPULAR

22 de agosto:
17h30 – Homenagem para os Mestres alagoanos, SESC/Poço.
19h00 – Saída em CORTEJO do SESC/Poço em direção ao Museu Théo Brandão acompanhado da Banda de Pífano de Marechal Deodoro.
19h30 – Abertura solene no Museu Theo Brandão, com o MinC, instituições do Sistema "S", instituições culturais do Estado e toda a comunidade cultural.
20h00 – Divulgação do Prêmio Gustavo Leite 2006 "Artesão do Ano" e visitação da exposição das obras de arte do artesão premiado.
21h00 – Saída em CORTEJO do Museu Théo Brandão em direção ao Coreto da Avenida da Paz acompanhado da Banda de Pífano de Marechal Deodoro e demais participantes.
21h30 – Apresentação da programação da Semana Alagoana de Cultura Popular em comemoração ao Dia Internacional do Folclore;
Entrega do prêmio Gustavo Leite 2006 – Artesão do Ano; Entrega de certificados aos mestres da cultura popular;
Homenagem ao Professor Ranilson França;
Apresentações artísticas simultâneas em 02 palcos.

23 de Agosto:
9h às 18h – Avaliação das propostas para política pública de cultura popular e oficina preparatória para o Encontro Sul Americano de Cultura Popular, em Brasília. Coordenação da Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural (SID) – MinC. Participação de mestres, instituições do Sistema "S" e instituições da cultura popular.
Local: Auditório do Palácio República dos Palmares.

24 de Agosto:
9h às 18h – Oficina do Sistema Nacional de Cultura (SNC) / Coordenação da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) – MinC.
Vagas limitadas a 100 pessoas. A distribuição será da seguinte forma: 66 vagas para os municípios que assinaram o Protocolo de Intenções do SNC, 21vagas para Rede Alagoana de Pontos de Cultura, 04 vagas para representantes das câmaras Setoriais ou Fóruns de Cultura (Teatro, Música, Dança e Artes visuais) e 09 vagas para instituições culturais.
Local: Auditório do Palácio República dos Palmares.

25 de Agosto:
9h as 18h – Continuação da Oficina do Sistema Nacional de Cultura.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário