Em Maceió, para participar do 63º Semana de Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA), o engenheiro astronáutico, Marcos Pontes, abriu as palestras do evento nesta tarde, quando falou da importância da educação para o desenvolvimento do Brasil.
Com bastante descontração e mostrando os detalhes e fotos da experiência na missão batizada de “Centenário”, em referência aos 100 anos do vôo de Santos Dumont, o astronauta foi bastante crítico em relação a educação.
“Eu não sei jogar bola, eu não sou ator, não sei cantar, mas eu sei estudar. Eu sempre gostei de estudar e tinha vontade de estudar. Então a educação foi o motor que me levou a fazer as coisas”, afirmou.
Pontes nasceu no interior de São Paulo e ficou conhecido por ser o primeiro astronauta brasileiro a chegar numa estação aeronáutica internacional. O estudo, a responsabilidade e disciplina foram constantes na vida dele, que passou oito anos para ser um dos tripulantes da missão.
“Educação para mim é como se fosse uma religião. Eu estou me sentindo como pastor de Igreja, levando a palavra da educação e acho isso essencial. Sem a Educação a gente não vai conseguir desenvolver ciência, tecnologia e todo o país”. “É preciso trabalhar para que todos tenham as mesmas condições de estudar”, completou.
Sobre a continuidade dos programas espaciais, o astronauta acha que o país tem condições de ampliar a participação de brasileiros em vôos internacionais e até no Brasil, com a possibilidade de desenvolver um programa próprio. Ele ainda disse que pretende dar continuidade a projetos sociais.
No fim da palestra, Marcos Pontes deu vários autógrafos e posou para inúmeras fotos. “Eu pensava no carinho das crianças, uma coisa que sempre tive nessa carreira, mas não sabia que isso fosse ampliar tanto e fico muito feliz”, finalizou.
SOEAA
Realizado em Maceió, no Centro de Convenções, em Jaraguá, a Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia bateu os recordes de público, com a participação de 2500 pessoas.
“No ano passado nós tivemos 1500 e não esperávamos tanto. Hoje já tivemos cerca de 300 inscrições reprimidas por falta de espaço. Por isso também colocamos telões do lado de fora do auditório, para que todos possam ver as palestras”, disse o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Alagoas, Aloísio Ferreira.
Para o presidente do Crea, o encontro ganhou maior importância neste ano, com o debate dos presidenciáveis, realizado nesta manhã. “Já entregamos relatórios do Programa Pensar o Brasil a todos os representantes dos partidos. Lá temos as propostas debatidas em cinco regiões brasileiras, para que o próximo governo faça mais pela área tecnológica”, explicou.
Aloísio Ferreira disse ainda que a área tecnológica é responsável por 70% do Produto Interno Bruto do país, o que deve ser melhor analisado pelo próximo Governo, para que sejam feitos os investimentos devidos.
Ainda nesta noite, será inaugurada a I Feira de Inovações Tecnológicas. A feira reúne vários estandes, que mostram experiências e produtos ligados a projetos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
A solenidade de abertura da feira contará com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros.