CREA avalia condições de acessibilidade das vias públicas de Maceió

Alagoas24Horas/ArquivoAlagoas24Horas

Alagoas24Horas

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/AL) voltou às ruas de Maceió, em parceria com os órgãos da Prefeitura Municipal de Maceió, para avaliar as condições de acessibilidade nas vias públicas da capital alagoana. A primeira visita foi feita no viaduto Desembargador Washington Luiz Damasceno. Desta vez, os representantes do CREA estiveram na Avenida Gustavo Paiva e Dona Constança.

De acordo com o representante do órgão, Genilvado de Farias, não se trata “de achar culpados”, mas “de unir forças para dar condições a que todas as pessoas possam trafegar tranqüilamente nas ruas da cidade”. De acordo com Farias, o CREA está elaborando um relatório sobre os principais pontos a serem modificados nas vias, como por exemplo, postes colocado em locais errados, ausência de sinalização, entre outros.

“Escolhemos a Dona Constança e a Gustavo Paiva por conta do intenso movimento, devido ao shopping center, supermercados, comércio local e em breve uma Igreja Universal. Trafega muitas pessoas por aqui, inclusive deficientes físicos”, colocou. Farias passeou pelas calçadas com representantes da Associação de Cegos, para avaliar as condições de acessibilidade.

“Em todas as visitas nós faremos um relatório. Ao final dos trabalhos, eles serão compilados e a própria imprensa poderá ter acesso. Vale ressaltar que não estamos querendo responsabilizar ninguém. Apenas avaliar. Sabemos que com a tecnologia que dispomos hoje é possível fazer reparos, mesmo com as construções acabadas e em andamento”, coloca.

Os relatórios em relação à Dona Constança e Gustavo Paiva – conforme Farias – ficarão prontos na semana que vem. Foram encontradas pelos deficientes visuais várias falhas de acessibilidade, como ausência de sinais sonoros nos semáforos, postes colocados no local errado e desníveis nas calçadas. Todos os pontos, bem como soluções possíveis serão apontadas no relatório.

Veja Mais

Deixe um comentário