Felipe Massa conquista primeira vitória na Fórmula 1

AFPNo pódio, Massa faz sinal comemorando primeira vitória na F-1

No pódio, Massa faz sinal comemorando primeira vitória na F-1

Felipe Massa, da Ferrari, conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, neste domingo, no Grande Prêmio da Turquia. O piloto brasileiro dominou o final de semana praticamente de forma absoluta, largando da pole position e deixando a ponta apenas nas paradas nos boxes.

Massa é o sexto piloto brasileiro a vencer na categoria, juntando-se a grandes nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna – os outros dois pilotos do país a vencerem na categoria são Carlos Pace e Rubens Barrichello. Desde 2004, no GP da China, um brasileiro não vencia na F-1. Na ocasião, Barrichello venceu pela última vez, quando ainda corria pela Ferrari.

"Sinto por Michael (Schumacher), mas eu estou muito feliz", disse Massa para a equipe através do rádio, logo após receber a bandeira quadriculada em Istambul, se referindo ao fato de o companheiro não ter vencido e encostado em Fernando Alonso no campeonato.

Completando os três primeiros na Turquia, Fernando Alonso, da Renault, na segunda colocação, e Michael Schumacher, da Ferrari, na terceira. A classificação final da corrida fez com que a diferença entre os dois no Mundial de Pilotos aumentasse de dez pontos para 12. Restam quatro corridas para o final da temporada.

No pódio, ouvindo o hino nacional, Massa segurou o choro. Vibrando com os membros da equipe, ele recebeu os cumprimentos do companheiro Schumacher e viu seu engenheiro receber o troféu da vitória dado à equipe.

Após largar na pole position, Massa conseguiu se manter na ponta de forma relativamente tranqüila, podendo apenas observar a grande disputa pelo segundo lugar entre Alonso e Schumacher nas voltas finais, depois do segundo pit stop.

Na largada, Alonso não conseguiu ultrapassar Schumacher, permanecendo na terceira colocação. Mas logo na primeira parada, quando os dois entraram juntos nos boxes, o espanhol fez um pit stop mais rápido e voltou para a pista na frente. Desde então, conseguiu segurar o adversário "no braço".

Após a segunda parada, a diferença entre os pilotos da Renault e Ferrari na pista era apenas visual, mantendo-se sempre em 0s4. Mesmo com retardatários entre eles, Schumacher não deixou o espanhol se distanciar, proporcionando uma das melhores brigas do ano.

Enquanto isso, mais atrás, outras trocas de posições fizeram do GP da Turquia uma prova disputada. Entre os pilotos que mais ultrapassagens fizeram foi o brasileiro Rubens Barrichello, que largou somente do 13º lugar e terminou em oitavo, chegando a ocupar a sexta colocação na metade da corrida.

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário