O desembargador José Fernando Lima Souza, o Fernando Tourinho, adiou para amanhã o julgamento da solicitação de envio de tropas federais para seis zonas eleitorais do Estado de Alagoas.
Segundo Tourinho, a decisão, que seria anunciada na sessão de hoje, foi adiada devido a uma solicitação ocorrida na noite de ontem, pelo juiz eleitoral da Comarca de São Luís do Quitunde, dr. Josemir Pereira de Souza, que também pediu o envio de tropas federais.
Sete municípios já requereram a presença de tropas federais durante as eleições. São eles Batalha, Flexeiras, Rio Largo, Coruripe, Minador do Negrão, Delmiro Gouveia e mais recentemente São Luís do Quitunde.
Após a avaliação do Pleno, que ocorrerá na sessão de amanhã, o desembargador Fernando Tourinho informou que a decisão será enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente do TRE/AL, no entanto, reafirmou sua confiança no aparato de segurança do Estado, mas apontou o reduzido efetivo como principal problema para garantir a segurança e a tranqüilidade necessárias à sociedade nas eleições de outubro deste ano.
Planejamento estratégico
O desembargador José Fernando Lima Souza confirmou para a próxima sexta-feira à tarde a reunião com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dário César, e o secretário-coordenador de Justiça e Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos, além dos juízes eleitorais, quando será apresentado o planejamento estratégico para alocação das forças policiais nas 54 zonas eleitorais do Estado nas eleições de outubro.