Governo entrega novas instalações da Secretaria de Ciência e Tecnologia

“As novas instalações dessa secretaria é a consolidação da importância que ela exerce para o desenvolvimento do Estado. É um trabalho sutil, mas fundamental, porque nada hoje em dia funciona sem informação e tecnologia”.

A afirmação foi feita nesta quinta-feira, pelo governador Luis Abílio, ao inaugurar a nova sede da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, que funcionará no 7º andar do prédio do antigo Banco do Estado de Alagoas (Produban), no centro de Maceió. Antes, o órgão funcionava no prédio do Hotel Beiriz, também no Centro.

Abílio lembrou que foi graças à determinação do governo que, há cinco anos, foi entregue à população e à comunidade acadêmica e científica de Alagoas uma pasta que administrasse as políticas públicas para incrementar a cultura de pesquisas e que fomentasse parcerias com as mais diversas instituições para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Pela velocidade das informações, acredito que, em aproximadamente dez anos, quem não tiver em sintonia com o mundo tecnológico será considerado um analfabeto digital. E isso é, efetivamente, uma política de governo”, ressaltou Abílio.

As novas instalações da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia vão proporcionar melhor estrutura, mais conforto e espaço para os funcionários. “É, com certeza, uma espaço muito favorável para o desenvolvimento dos projetos, além do conforto que o governo do Estado proporciona aos funcionários”, destacou o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, José Tenório Gameleira.

Segundo ele, o valor do investimento para a reforma foi pequeno, uma vez que o prédio, que comporta nove andares, já vem passando, há algum tempo, por reformas para abrigar outros órgãos do próprio governo. “A única despesa da secretaria foi com as novas divisórias da sede, porque o Serveal (Serviços de Engenharia de Alagoas) já tinha um orçamento incluso na reforma total do prédio”, acrescentou.

Projetos

Tenório Gameleira ressaltou que parcerias com pesquisas e diversos projetos estão em pleno desenvolvimento com várias instituições, como o apoio ao biodiesel, com o aproveitamento da mamona; o projeto futuro cientista; capacitação em projetos do agronegócio; inclusão digital e vários programas dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que têm impulsionado a geração de centenas de emprego e renda no Estado.

Prestigiaram a solenidade, entre outras personalidades, o secretário coordenador de Desenvolvimento Econômico, Arnóbio Cavalcai; representantes de universidades, professores e pesquisadores do Estado.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário