Antes da chegada dos candidatos da Coligação Alagoas Mudar Para Crescer a São Miguel dos Campos, neste sábado a tarde, os moradores foram surpreendidos com a presença de vários veículos e um mini trio elétrico circulando pela cidade.
Por volta das 15h, ao chegarem à cidade, os candidatos João Lyra (PTB), o vice Celso Luiz (PMN) e Nonô (PFL) foram recebidos por centenas de veículos e uma multidão. O que deveria ser só uma carreata, transformou-se também em caminhada. Por várias vezes João Lyra, Celso e Nonô abandonarm o veículo que os conduzia para abraçar e saudar a as pessoas que os acompanhava ou que os aguardava nas ruas e calçadas da cidade.
“Voto em João Lyra porque sei que ele fará o que Alagoas precisa. Além disso, ele é um ótimo empresário, cuida bem de suas empresas e é um bom homem”, disse José Vieira Filho, 55. “É um privilégio para a nossa cidade receber João Lyra. Ele é o melhor para Alagoas e será nosso governador”, afirmou o candidato a deputado estadual, George Clemente, uma das maiores lideranças políticas da região.
Para Celso Luiz, candidato a vice, “a forma carinhosa e emocionada como fomos recepcionados nos torna confiantes quanto à vitória”, declarou. Entre abraços, aplausos, acenos e palavras de incentivo, João Lyra agradecia a todos a forma como estava sendo recebido: “Em todos os lugares que visitamos tem sido assim, um imenso carinho. Aqui também não é diferente com essa multidão nos acompanhando. Isso aumenta a nossa vontade e o nosso compromisso com o povo de fazer Alagoas crescer e se desenvolver”, afirmou João Lyra.
Além de candidatos a deputado estadual e federal, vereadores e lideranças políticas e empresárias, estiveram presente o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PTB) e as irmãs Tereza e Lourdinha Lyra.
Pesquisa e apoios
João Lyra teve uma semana bastante proveitosa do ponto de vista político. Ontem O Jornal divulgou a segunda pesquisa do Instituto Vox Populi sobre as eleições para o governo do Estado. João Lyra abriu 17 pontos em relação ao seu principal adversário, Teotonio Vilela Filho (PSDB). João Lyra aparece com 47% e Teotônio Vilela Filho com 35%, Lenilda Lima (PT) aparece com 2%.
Em relação a última pesquisa Vox, divulgada em julho, João Lyra subiu 4 pontos e Teotonio Filho caiu 5 pontos. Pela pesquisa, João Lyra supera em mais de 50% dos votos válidos a soma de todos os outros adversários, o que significa vitória no primeiro turno.
O segundo fato político relevante para João Lyra foi o apoio recebido de lideranças que até então militavam no campo político adversário. O deputado federal Maurício Quintella (PDT), e os candidatos a deputado estadual Padre Eraldo e George Clemente, ambos do PSB.
“Esse apoio é muito importante para a nossa estrutura política. Pois as figuras que aderiram à nossa candidatura, Mauricio Quintella, Padre Eraldo e George Clemente são reconhecidamente importantes lideranças do nosso Estado. Naturalmente eles analisaram, ouviram as suas bases e viram que o nosso caminho é o melhor para Alagoas”, enfatizou João Lyra.
Os parlamentares fizeram questão de frisar que aderiram à candidatura de João Lyra primeiro porque seus partidos não têm candidato ao governo e segundo porque suas bases exigiram o apoio ao candidato da coligação “Alagoas Mudar Para Crescer”. “Esse era o caminho natural. Apoiamos João Lyra porque não podemos ir de encontro às nossas bases”, reassumiu Quintella.
Neste domingo os candidatos da Coligação Alagoas Mudar Para Crescer participam de carreata em Maragogi, às 13 horas.