Brasil vence País de Gales e conquista 2ª vitória na nova era Dunga

EFEMaicon disputa bola com marcador do país de Gales

Maicon disputa bola com marcador do país de Gales

Dois dias após vencer a arqui-rival Argentina, a seleção brasileira venceu o País de Gales por 2 a 0, nesta terça-feira, no estádio White Hart Lane, em Londres, e conquistou a segunda vitória sob o comando do técnico Dunga.

Antes dos dois amistosos na capital inglesa, o treinador havia feito sua estréia pelo time no empate por 1 a 1 contra a Noruega, em Oslo, no dia 16 de agosto, no primeiro jogo da seleção após o fiasco na Copa do Mundo.

A partida de hoje foi a primeira de Kaká e Ronaldinho como titulares sob o comando de Dunga, que escalou um time totalmente diferente do que venceu a Argentina por 3 a 0, no último domingo. O goleiro Gomes e o volante Edmílson foram os únicos remanescentes da equipe que iniciou aquele amistoso.

A repetição da escalação do jogador do Barcelona chegou a ser uma surpresa de Dunga, que armou o time com quatro meio-campistas –Edmílson, Dudu Cearense, Júlio Baptista e Kaká– e colocou Ronaldinho mais à frente junto com Vagner Love, e assim iniciou com o atacante Rafael Sóbis novamente no banco de reservas.

A mudança quase que total na escalação teve dois objetivos: testar novos atletas e diminuir o desgaste físico dos jogadores, que tiveram pouco mais de 48 horas de descanso entre as duas partidas.

"Se nós temos confiança nos convocados, temos que colocá-los para jogar, até para que os titulares saibam que há outros na reserva que podem entrar", disse Dunga, ao anunciar a equipe que enfrentaria o País de Gales.

A manutenção de Edmílson para o jogo de hoje teve como objetivo dar mais liberdade a Ronaldinho. "Pensamos bastante, e queremos nos aproximar o máximo possível de como o Ronaldinho joga no Barcelona", disse o treinador à TV Globo antes do jogo. Apesar da tentativa de fazer o jogador atuar como em seu clube, o atacante do Barcelona não realizou uma grande partida.

Na seleção galesa, que estreou nas eliminatórias para a Eurocopa-08 com uma derrota diante da República Tcheca, os destaques foram o meia Ryan Giggs, do Manchester United, e o atacante Craig Bellamy, do Liverpool.

O jogo

Apesar de um esquema que desse mais liberdade para Kaká e Ronaldinho, as duas principais estrelas da seleção tiveram pouco destaque na primeira etapa.

Diante do forte esquema defensivo galês, o Brasil se dava melhor em investidas aéreas em jogadas de bola parada. Aos 6min, em cobrança de escanteio, o time quase abriu o placar. O zagueiro Alex cabeceou, o goleiro Jones rebateu, mas Edmílson chutou para fora.

Aos 30min, após nova cobrança de escanteio, a bola sobrou para outro zagueiro, desta vez Luisão, mas que também chutou mal e sem direção.

Kaká apareceu bem pela primeira vez na partida aos 35min, quando fez boa tabela com Vagner Love e chutou, mas o goleiro Jones fez boa defesa. Já Ronaldinho, que errou muitos passes na primeira etapa, teve como única chance uma cobrança de falta aos 24min, mas a bola passou muito longe do gol.

O Brasil voltou para a segunda etapa com pouca criatividade e encontrando muitas dificuldades para criar boas chances frente à defesa adversária. O País de Gales chegou até a assustar, aos 12min, quando o atacante Belammy aproveitou falha da defesa brasileira dentro da área, mas chutou por cima do gol.

No momento em que o Brasil estava mal na partida, um estreante abriu o placar. Aos 15min, o lateral-esquerdo Marcelo arriscou de fora da área e chutou forte no canto esquerdo do goleiro Jones: 1 a 0.

Após o gol, a seleção se soltou na partida. Aos 21min, Ronaldinho recebeu bola na esquerda e chutou com perigo. Essa foi a última participação do jogador no jogo, que acabou cedendo sua vaga para Robinho.

O Brasil ampliou o placar aos 29min. Cicinho recebeu bola na direita e cruzou com precisão para Vagner Love, de cabeça, marcar o segundo gol.

Dunga aproveitou a partida para realizar diversas substituições. Além de Robinho, Gilberto Silva, Elano, Rafael Sóbis, Cicinho e Gilberto também entraram na etapa final.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário