Evento reunirá exemplos de sucesso e solidariedade

AssessoriaProjeto telemedicina

Projeto telemedicina

Em meio a tantas promessas comuns em tempo de eleições, encontramos administradores que fazem projetos de sucesso e que mudam de maneira significativa a realidade da comunidade onde são aplicados. Projetos que beneficiam a população e que têm como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Espalhados por diversas cidades do Brasil eles destacam suas cidades e as tornam exemplos para todo o país.

O SUPER CIDADES, evento que acontece em novembro, seleciona os melhores projetos nas diversas áreas sociais e viabiliza a troca de conhecimentos entre administradores públicos.

Sediado em Balneário Camboriú-SC, que está entre as dez cidades com melhor qualidade de vida em todo o Brasil, o evento é uma oportunidade para que os novos administradores públicos possam aprender como se faz um projeto de sucesso na prática.

Os projetos selecionados para a apresentação no evento foram:

Além das Letras

Uma iniciativa do Instituto Razão Social e da ONG Avisa Lá, com patrocínio da Fundação Alvina, Gerdau, IBM., o projeto tem como principal objetivo incentivar o hábito de leitura. O “Além das Letras” é destinado à formação de coordenadores e durante o SUPER CIDADES será apresentado o “case” de Ribas do Rio Pardo onde a Secretaria de Educação resistiu a 7 mandatos de prefeitos graças ao bom projeto realizado para a alfabetização, especialmente no contexto de leitura pelo professor.

O “Além das letras” realiza um trabalho de incentivo à leitura em todos os âmbitos da escola, especialmente no desenvolvimento de atividades como: rodas de leitura, dinamização das bibliotecas das escolas, técnicas que envolvam os pais e círculo de livros entre professores e coordenadores. A constituição de acervos diversificados de leitura também é ponto fundamental.

Controle de Homicídios Fica Vivo – Belo Horizonte-MG

Projeto que conseguiu a redução de 53% no número de homicídios, das seis regiões atendidas nos cinco primeiros meses de 2006 comparativamente ao mesmo período de 2005.

O programa atingiu no mês de maio, através das atividades nas comunidades, cerca de seis mil jovens entre 12 e 24 anos. Os núcleos funcionam em regiões com alto índice de criminalidade.

O “Fica Vivo” oferece oportunidade de educação, profissionalização e cultura aos jovens, por meio de oficinas (250) realizadas dentro das comunidades, de acordo com a necessidade local. Controlar o avanço da criminalidade violenta, em especial os homicídios, é um dos principais desafios do projeto.

Rede Catabahia – Salvador-BA

Exemplo para o Brasil de projetos que visam a inclusão social e econômica é o projeto “Rede Catabahia”, que atua na organização e fortalecimento de cooperativas de catadores de material reciclável na Bahia. O Catabahia pretende até o final deste ano gerar mil novos postos de trabalho. Além da inclusão social dos participantes, que chegam a ter uma renda de dois salários mínimos, a melhoria na qualidade do meio ambiente urbano e o aumento da vida útil dos aterros sanitários, são outros benefícios trazidos pelo projeto. Integrando a capital a outros cinco importantes municípios baianos.O projeto propiciou a criação de uma cooperativa de catadores em cada município participante. E, para eliminar atravessadores e aumentar a rentabilidade do negócio foi organizado o chamado “Balcão Único de Comercialização”, que fica sediado na cooperativa da capital.

Minha Casa, Meu Trabalho – Araruama-RJ

Outro projeto que foi destaque na categoria inclusão social foi o “Minha Casa, Meu Trabalho” de Araruama-RJ. Este projeto transforma a casa de desempregados em micro-empreseas e oferece produtos e serviços á um valor abaixo do mercado para a população. Com este projeto foi possível resgatar a auto-estima da população, tirando da ociosidade famílias inteiras. Com o “Minha Casa, Meu Trabalho” foram gerados mais de 400 empregos diretos.

Telemedicina – Lagoa dos três Cantos-RS

Já na área da saúde o projeto “Telemedicina” é um bom exemplo de programas que deram certo. Com o objetivo de agilizar e qualificar a medicina das pequenas comunidades de cidades interioranas, o “Telemedicina” é pioneiro no Brasil na transmissão de imagem de ultra-som via Internet. 1.553 pessoas foram beneficiadas com o projeto. Através dele é possível combater a ambulancioterapia que é um dos maiores problemas enfrentados por hospitais e clínicas especializadas atualmente. Além destes problemas, outros como recursos escassos e grandes distâncias entre os centros de excelência em medicina e os locais mais carentes também têm melhorias.
Apesar da boa rede de telecomunicações existente e do nível de sofisticação da informática no país, os sistemas de telemedicina ainda são raros no Brasil. Menos de 2% das universidades brasileiras têm projetos ativos.

Além dos projetos que serão apresentados, o evento também traz o jornalista Paulo Markun, com a palestra “A Mídia e o Poder Público”, que discutirá como os bons projetos desenvolvidos pelo poder público podem ocupar espaço na mídia, instituto Ayrton Senna, com a palestra “O papel do terceiro setor no sucesso das políticas públicas de educação” e o SEBRAE Nacional falará sobre o Prêmio Prefeito Empreendedor SEBRAE, com a apresentação do “case” premiado “Busca da excelência em Turismo”, pelo prefeito de Chapecó-SC, João Rodrigues. O Super Cidades – Encontro Nacional de Administradores Públicos, que acontecerá de 08 a 11 novembro, em Balneário Camboriú-SC, nasceu com a finalidade de mostrar este Brasil que está dando certo e fazer com que estes projetos, que apresentam soluções inovadoras nas diversas áreas sociais sirvam como exemplo para os governantes.

Mais informações sobre os projetos e sobre o evento Super Cidades podem ser obtidas através do site: www.supercidades.com.br ou pelo telefone: (47) 3367-1119 .

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário