O Ministério Público Estadual também está investigando como funcionam os conjuntos habitacionais fundados pelo deputado estadual Luiz Pedro e, principalmente, como ele conseguiu os terrenos e se aufere algum lucro.
Ao confirmar a investigação, o procurador-geral de Justiça, Coaracy da Mata Fonseca, explicou que todas as atividades do parlamentar estão sendo objetos de investigação e suas “obras sociais” não iriam ficar de fora. “Precisamos saber como funcionam (os conjuntos habitacionais), como se deu o processo de seleção e se há relação de troca com o deputado”, completou.
O procurador Coaracy Fonseca fez questão de citar o princípio das obras filantrópicas, para lembrar que “o princípio da filantropia é nada receber em troca”. A referência deve-se ao fato de o deputado Luiz Pedro justificar os conjuntos habitacionais como obras de caridade para pessoas carentes.
O procurador considerou normal a manifestação promovida pelos moradores dos conjuntos fundados pelo deputado, mas deixou claro que também está sujeita a investigação para se sabe como se deu a adesão – se foi espontânea ou se houve alguma ameaça. E, em todos os casos da investigação do MP, os autores das denúncias recebem a proteção do sigilo.