Heróico, Corinthians arranca empate contra líder São Paulo

Folha ImagemTadeu cabeceia bola na trave corintiana

Tadeu cabeceia bola na trave corintiana

O São Paulo manteve o tabu e a liderança do Campeonato Brasileiro, mas o Corinthians é que comemorou o empate por 0 a 0 neste domingo, no Morumbi.

Jogando com dois a menos desde o primeiro tempo (os laterais César e Eduardo foram expulsos), o time alvinegro se fechou, segurou o rival tricolor e alcançou sua quarta partida consecutiva sem sofrer gols e se consolidou longe da zona de rebaixamento. Assim, sofrido, confirmou a postura cobrada pelo treinador Emerson Leão, que tem ressaltado ultimamente a importância de um perfil aguerrido e dedicado de seus comandados.

"Temos que ser competitivos antes de qualquer coisa. Não vamos dar espetáculo sempre e a primeira coisa é acertar a parte defensiva. Se não tomarmos gols, aí nós podemos começar a trabalhar para fazê-los. Essa postura guerreira é importante para nós", determinou Leão, que acumulou cinco triunfos, dois empates e apenas uma derrota nas oito partidas que fez à frente do Corinthians.

Pressionado pelas expulsões de César e Eduardo ainda na etapa inicial, o Corinthians se fechou no campo de defesa e se limitou a impedir os avanços do São Paulo. A atuação consistente fez a zaga alvinegra alcançar seu quarto jogo seguido sem levar gols (o time do Parque São Jorge foi vazado apenas três vezes desde a chegada de Leão) e manteve a equipe alvinegra longe da zona de rebaixamento, agora com 27 pontos, na 13ª posição.

A consistência da defesa alvinegra ainda foi corroborada pela participação de sua torcida, que superou as cobranças da fase pré-Leão e a desconfiança das partidas anteriores. Neste domingo, apesar de o Corinthians ter mantido o jejum de vitórias diante do São Paulo (rival que não supera desde 2003, há 12 jogos), os jogadores foram aplaudidos na saída de campo.

"Nós tivemos muita raça hoje [domingo] e é isso que todo mundo quer da equipe. Com essa dedicação nós podemos brigar por coisas melhores no Campeonato Brasileiro", avisou o volante Magrão, único estreante que jogou os 90 minutos (César foi expulso no início e Amoroso foi substituído por Renato no segundo tempo).

Além de ter igualado a maior invencibilidade do Corinthians na história do clássico (o time tricolor havia ficado 12 jogos sem perder para o rival no fim da década de 70), o São Paulo manteve a liderança do Campeonato Brasileiro (agora com 43 pontos). Entretanto, oferece uma oportunidade para o segundo colocado Santos reduzir a diferença e começa a ser pressionado pela queda de rendimento depois da derrota para o Internacional na decisão da Copa Libertadores.

"Perdemos uma chance importante para vencer e sabemos que uma vitória no clássico daria mais tranqüilidade. Tivemos dois a mais desde o começo do jogo, mas não soubemos aproveitar essa superioridade e o Corinthians marcou muito bem. Isso fez a diferença para eles", admitiu o meia são-paulino Lenílson.

Dono de um dos melhores ataques do Campeonato Brasileiro (marcou 37 vezes, o mesmo que o Santos), o São Paulo teve neste domingo a terceira partida sem marcar gols na competição nacional (antes disso, a equipe tricolor havia passado em branco apenas nas derrotas para Fortaleza e Santos).

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, as duas equipes entrarão em campo como mandantes. O Corinthians receberá o Paraná no sábado, dia 16 de setembro, às 18h10, no Pacaembu, e o São Paulo jogará contra o Internacional no domingo, dia 17, às 16h, no Morumbi. Antes disso, porém, os paulistas terão confrontos decisivos por outras competições. O clube alvinegro enfrentará o Vasco na quarta-feira pela Copa Sul-Americana e o time tricolor disputará o título da Recopa Sul-Americana contra o Boca Juniors na quinta-feira.

Fonte: Pelé.Net

Veja Mais

Deixe um comentário