O candidato a governador, Teotonio Vilela Filho (PSDB), disse agora há pouco, durante encontro com os empresários alagoanos, na Casa da Indústria, que quer o setor como um parceiro no projeto de desenvolvimento que tem para o Estado de Alagoas. "Alagoas será competitiva e atraente para investimentos", afirmou o candidato, chamando a atenção para o necessário esforço de todos para gerar bem-estar social e empregos para os alagoanos.
Durante mais de uma hora, os empresários ouviram Teotonio Vilela Filho dissecar os pontos fundamentais do seu programa de governo. O candidato falou sobre industrialização, educação, turismo e agro-negócio, como vertentes fundamentais para apoiar os projetos que têm para colocar em prática numa eventual administração sua.
Ao lado de Ronaldo Lessa (PDT), candidato ao Senado, Teotonio Vilela Filho contou um pouco da sua trajetória política e o novo desafio de governar Alagoas. "Ao lado de parceiros como Renan Calheiros (PMDB) e Ronaldo Lessa, que começou a mudar um Estado que estava em situação precária, sem credibilidade, e agora está pronto para avançar e se desenvolver de forma sustentada", disse.
Teotonio disse ainda que não existe ninguém no Estado que conheça mais a realidade alagoana como o ex-governador Ronaldo Lessa. "Ele sabe onde existem os problemas e nesse sentido colaborou na elaboração do nosso programa de governo", disse. "E eu sei onde e como buscar os recursos, por isso ele e Renan, no Senado, serão fundamentais para que possamos colocar Alagoas no grupo dos Estados onde investir seja sinônimo de retorno", afirmou o candidato.
Ronaldo Lessa, por sua vez, falou sobre o trabalho que desenvolveu enquanto governador, ressaltando a parceria que considera de fundamental importância com os senadores Renan Calheiros e Teotonio Vilela Filho. "Não existe um político na história de Alagoas que tenha trazido mais recursos para o estado do que Teotonio", disse Lessa. "Sou grato e faço questão de reconhecer esse mérito, por isso ele tem tudo para ser o próximo governador de Alagoas", ressaltou.
Os empresários quiseram saber também qual a proposta de Teotonio para enfrentar os problemas sociais do Estado, ao tempo em que questionaram o que chamam de programas assistencialistas. No entender de parte da categoria, se de um lado essas políticas ajudam a matar a fome, por outro criam e estimulam a prática do clientelismo, prejudicando o desenvolvimento.
Teotonio Vilela Filho explicou que uma das metas do seu governo será a de priorizar a agricultura familiar, a pequena e média produção nesse setor, porque gera empregos em quantidade e de forma rápida; como também, estimular a micro e pequena empresa; e, a partir dessa base, substituir gradativamente os programas sociais de mera transferência de renda, por programas e projetos que gerem ocupação, emprego e renda. Neste momento, Teotonio realiza uma caminhada pelas ruas centrais do comércio de Maceió.