Autoridades que contribuíram com o desenvolvimento econômico e social do país foram agraciadas, nesta tarde, com a medalha Mérito Marechal Floriano Peixoto. A solenidade aconteceu no Teatro Deodoro, presidida pelo governador Luis Abílio e pelo secretário da Célula de Desenvolvimento Econômico, Arnóbio Cavalcante.
O evento começou com a apresentação do Balé Emília Vasconcelos e depois foram entregues as homenagens.
As personalidades agraciadas com a medalha foram: Eduardo Pinto Lopes, diretor-geral da Terra Brasil; Guilherme Paulus, presidente da operadora CVC; Sérgio Papini, presidente da Associação Comercial; Canuto Medeiros de Castro, diretor Financeiro da Fecomércio; Marcus Vieira, superintendente do Sebrae; Mauro Vasconcelos, empresário; Álvaro de Almeida, presidente da Federação de Agricultura; Ronaldo Patriota Cota, presidente da Sinduscon; e Dilton Falcão Simões, engenheiro civil e ex-prefeito de Maceió.
“Todas são pessoas bastante integradas à sociedade, que deram muita contribuição, principalmente na área do Turismo”, afirmou o governador. Para Abílio, a solenidade faz parte das comemorações da Emancipação Política de Alagoas.
A programação alusiva à data continua nesta sexta, no Museu Histórico Palácio Marechal Floriano Peixoto, com o trabalho da Camerata Max PróMúsica, dirigida pelo maestro Max Carvalho, às 20 horas. A Semana Cívica será encerrada no sábado, com o desfile de escolas, a partir das 15h30, na Avenida da Paz, próximo ao Memorial à República.
Um dos homenageados de hoje, Ronaldo Patriota Cota, diz que a área da indústria e da construção é responsável por 7% do Produto Interno Bruto do país e quase 15%, se for levado em conta fornecedores, empresas mobiliárias e os profissionais que atuam no setor.
Outro agraciado com a medalha, o presidente da CVC, Guilherme Paulus, disse que a operadora já trouxe cerca de 900 mil turistas para Alagoas, em 30 anos. “Foram 76 mil no ano passado e esperamos 85 mil turistas neste ano. Ainda temos planos para que o crescimento do turismo”, afirmou o presidente da operadora, que é a maior da América Latina.