A seleção brasileira feminina iniciou a segunda fase do Mundial com uma defesa agressiva e derrotou neste sábado a Lituânia por 84 a 67, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Tanto na marcação individual quanto na por zona, a equipe aprontou um paredão que desestabilizou o ataque adversário, principalmente no terceiro período, quando a equipe européia ficou cerca de cinco minutos sem pontuar.
Foi estouro de cronômetro de posse de bola. Arremesso na lateral da tabela, passes para fora da quadra e aro atrás de aro para as lituanas, que se depararam com um Brasil em sua melhor atuação na competição.
A seleção do técnico Antônio Carlos Barbosa voltou a cometer muitos erros (22 desperdícios), mas compensou essa falha com muita energia e disposição para lutar por bolas perdidas e rebotes.
"A defesa é a chave da questão. Ela faz o ataque fluir", afirmou a pivô Alessandra. "Nossa defesa está excelente, tiramos a Lituânia do jogo", disse a armadora Helen. "Agredimos muito bem, e elas não se sentiram à vontade", completou Iziane.
A ala de 24 anos teve grande manhã no ataque, com 18 pontos em 27 minutos, acertando sete de dez arremessos. Janeth continuou com problemas em seu arremesso (errou oito de dez), mas não errou lances livres para terminar com 14 pontos.
Com três vitórias e uma derrota, a seleção enfrenta a invicta Austrália neste domingo, às 9h30.