Começou, agora há pouco, o desfile da Emancipação Política de Alagoas, que acontece na Avenida da Paz, em Jaraguá. Segundo a Polícia Militar, cerca de cinco mil pessoas estão presente, apesar do sol e calor.
O desfile começou no palanque montado no Memorial à República, com a apresentação do Coral Brasilis e as homenagens do governador Luis Abílio (PDT) e demais autoridades presentes, às estudantes Ana Márcia Ferreira, da Escola Lourenço Loureiro, de União dos Palmares; Daniele Ramos do Nascimento, da Escola Nossa Senhora Aparecida, de Porto Calvo; e Elanieze Viturino Sousa, da Escola Laura Chagas, de Murici, vencedoras do prêmio de melhores textos, pela participação no concurso de redação “Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros – Um Educador de Alagoas”, idealizado pelo folclorista Ranilson França. O estudante Fernando Antônio da Silva, de Rio Largo, foi agraciado com uma menção honrosa.
Neste momento mais de cinco mil alunos de escolas públicas estaduais e do município participam do desfile, que este ano tem como tema “Padre Teófanes e Ranilson França: guerreiros da cultura alagoana”.
Os alunos desfilam em bandas de fanfarra e carros alegóricos com faixas sobre os educadores. A homenagem ao padre era uma vontade expressa pelo Ranilson, que faleceu em agosto.