O início da Primavera está oficialmente marcado para as 01h03 do dia 23, próximo, mas já é possível sentir no ar um aroma diferente e na natureza uma cor especial, conseqüentes da mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil.
Em Maceió a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) resolveu comemorar a chegada da estação mais perfumada do ano com atividades que começam no dia da árvore, 21 de setembro. Uma programação diversificada de lazer e mobilização com o objetivo de sensibilizar a população para a importância de se plantar árvores e preservar o meio ambiente, está sendo trabalhada.
Florência Matias, coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, explica que a idéia de comemorar o Dia da Árvore é para conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger o verde e melhorar as condições ambientais no seu ambiente. “Precisamos do apoio da população de Maceió, pois o índice ideal é de 12 metros quadrados de área verde por habitante e Maceió apresenta apenas 3 metros quadrados por habitante. Essa realidade precisa ser mudada, as árvores protegem o meio ambiente e melhoram as condições ambientais, por isso a importância de plantarmos uma árvore”, esclareceu.
Programação
O Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro, abrirá as comemorações do “Dia da Árvore”, a partir das 8h, com visitas ecológicas para a comunidade e escolas, além de distribuições de mudas de árvores da Mata Atlântica e distribuição de material educativo. A Sempma montará um estande no Supermercado Bompreço da Gruta para a distribuição de mudas de árvores e material educativo, além de uma palestra, às 14h30 sobre a importância das árvores, com a bióloga da Sempma Paula Marroquim. Às 15h30 haverá o plantio do coqueiro – árvore símbolo de Maceió.
O lançamento da arborização com árvores frutíferas será no Conjunto Carminha, a partir das 9h, na Escola de Ensino Fundamental Prof. Petrônio Viana. Haverá também um estande no Supermercado Via Box, Serraria, e outro na Praia, que fará distribuição de materiais e mudas de árvores, das 8h às 18h.
A Avenida Robert Kennedy, na Pajuçara, será palco do lançamento do Projeto para Declarar Imunes ao corte árvores urbanas notáveis de Maceió, onde no local serão declaradas imunes ao corte três gameleiras, sendo uma delas centenária. A princípio foram declaradas imunes 30 árvores que serão preservadas. O autor do projeto é o acadêmico voluntário do curso de Biologia da Ufal, Van Giap Ramalho.
Com informações da Secom/Maceió