Seqüenciando a cronograma de coletas externas, visando manter estabilizado o estoque de sangue da Hemorrede, a Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), está, desde as 8 horas, atendendo a doadores voluntários do município de Boca da Mata. A equipe multidisciplinar da instituição, formada por médicos, assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pessoal de apoio está concentrada na praça da igreja matriz da cidade, próximo ao Fórum municipal.
Contudo, além da coleta externa que acontece até às 17 horas, os doadores de Maceió ou de outros municípios alagoanos, podem comparecer à sede do Hemoal e candidatarem-se à doação. O Hemoal funciona até às 17 horas em prédio anexo à Unidade de Emergência Armando Lages, no bairro do Trapiche.
Para se candidatar à doação é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 kg, além de não ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, também, que os candidatos à doação compareçam ao local de doação portando um documento de identificação com foto e estejam bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Palestras
E paralelamente à coleta externa de Boca da Mata e ao atendimento realizado na sede do Hemoal, a equipe de assistência social está proferindo palestra educativa para os funcionários do Hiper Bompreço da Jatiúca, a exemplo do que aconteceu na última sexta-feira, na Sococo Indústrias Alimentícias. O intuito é conscientizá-los sobre a importância da doação de sangue e sensibilizá-los quanto à necessidade do voluntariado.
“Para que nosso trabalho surta efeito, estamos cotidianamente, visitando escolas, universidades, associações, organizações não governamentais, empresas e escolas para mostrarmos o quanto à doação de sangue é valiosa e não traz nenhum risco à saúde. Esse é um trabalho de formiguinha e nada melhor que incentivarmos as crianças, que são os doadores do futuro”, destaca a assistente social do Hemoal, Graça Padilha.