Ministro do Desenvolvimento Agrário está em Arapiraca

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, está, neste momento, no Clube Social, em Arapiraca, participando de um debate sobre desenvolvimento territorial e reforma agrária em Alagoas. Acompanham o ministro a delegada do MDA em Alagoas, Sandra Lúcia Lira, e o superintendente regional do Incra, Gilberto Coutinho. Amanhã, Cassel viaja o Rio Grande do Norte para cumprir agenda semelhante.

Guilherme Cassel está fazendo, agora, um balanço dos projetos do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em Alagoas e vai debater sobre o desenvolvimento territorial sustentável. Em Alagoas, existem seis territórios rurais (Litoral Norte, Agreste, Bacia Leiteira, Alto Sertão, Médio Sertão e Mata Alagoana).

Cassel também vai falar sobre as novidades do Plano Safra 2006/2007, ações de assistência técnica e sobre a Lei 11.322, de julho, que estabeleceu regras sobre a renegociação de dívidas dos pequenos e médios produtores rurais.

Participam da reunião em Arapiraca gestores municipais, representantes de órgãos públicos e de ONGs, associações, cooperativas e entidades de representação dos assentados e de agricultores familiares.

O superintendente do Incra em Alagoas vai conversar com o ministro sobre a desapropriação das terras da Agrisa. O processo se encontra em Brasília, no MDA, e aguarda a liberação dos Títulos da Dívida Agrária (TDAs) para que a procuradoria do Incra entre com a ação de desapropriação.

Incluídas no território da Mata Alagoana, as terras pertencentes ao grupo Nivaldo Jatobá têm capacidade para assentar cerca de 2 mil famílias. A criação de assentamentos deve mudar o perfil econômico na região, pois o Incra e os movimentos defendem a diversificação da agricultura.

Fonte: José Carlos

Veja Mais

Deixe um comentário