O advogado alagoano José Ysnaldo Alves Paulo lançará na próxima quinta-feira, dia 21, às 19h30m, na sede da Esmal, o livro “Vocabulário Remissivo do Novo Estatuto Recuperatório e Falencial Brasileiro”.
Este é o quinto livro do autor, que é advogado na área cívil e professor de instituições de ensino como UFAL, CESMAC, ESMAL e ESA. A idéia de escrever este livro partiu da necessidade de transmitir aos alunos sobre a nova lei nº 11.111 de 19/02/2005, que trata da recuperação de empresas e falências.
O lançamento do livro na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas – Esmal – foi uma idéia da editora Nossa Livraria, que considera a entidade como de grande referência cultural, e como o livro é voltado ao mundo jurídico, procurou um local que sintonizasse com o assunto.
Voltado para o público jurídico em geral mas com cunho didático para pesquisas, o livro é composto de verbetes da lei disponibilizados em ordem alfabética, levando o leitor aos referidos artigos.
No livro, faz uma homenagem ao alagoano Pontes de Miranda, ilustre advogado e jurista e faz críticas ao legislador pela metodologia utilizada na lei, indo contra o que pregava Pontes de Miranda.
“ O sentimento ao escrever este livro era de contribuir para um acesso mais rápido dos profissionais do Direito na nova lei com tecnologias atualizadas. Serve para todos os profissionais, de ministros a leiloeiros, que lidam com o processo de falência”, explica o autor.
José Ysnaldo é pós-graduado em direito de empresas pelas Faculdades Integradas Estácio de Sá, do Rio de Janeiro e em processo civil pela Universidade Federal da Bahia. Foi agraciado com o Prêmio Melhores da Advocacia 2006, realizado no Hotel Transamérica de São Paulo.
O autor agradece o apoio cedido pela Esmal, que forneceu toda a estrutura física para a realização do evento de lançamento.
“ Esse apoio faz parte do conceito da direção da Esmal em incentivar a cultura popular e as produções literárias em Alagoas”, explica a diretora-geral da Esmal, Desa. Elisabeth Carvalho Nascimento.