Treze mandados de prisão, sendo 11 cumpridos: 10 em Foz do Iguaçu e 1 em Cascavel; mais de 70 carros, 60 quilos de maconha e três armas – uma delas um Fuzil de fabricação paraguaia – apreendidas. Além disso, mais duas pessoas presas por porte ilegal de arma e ainda outra, que já tinha prisão preventiva. Este é o balanço da Operação da Polícia Federal de Alagoas, São Paulo e Paraná, desencadeada hoje e intitulada “Tridente”.
Em Alagoas, as investigações tiveram início depois que a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF fez duas grandes apreensões, em agosto e novembro de 2005, que totalizaram quase 7 toneladas de maconha do tipo mentolada – que após colhida, é prensada e recebe uma camada de um tipo de garapa de açúcar para aumentar sua compactação, ganhando com este processo uma cor esverdeada, como de menta – razão pela qual a operação em Alagoas recebeu este nome. As apreensões levaram a Delegacia a direcionar todas as suas atividades no intuito de identificar os responsáveis pela remessa na Região Nordeste.
José Aldo Cassiano foi preso em flagrante no último dia 26, em Maceió, com cerca de 500kg da droga e foi identificado como o maior comprador de maconha do Estado. Com ele estavam Viviane Barbosa da Rocha, Coaracy Abrahão da Silva e Rodrigo Ismael Panatta, vulgo “Polaquinho”, presos na sede da PF, em Jaraguá.
Hoje pela manhã, os policiais acordaram cedo para fazer cumprir os mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Alagoas, no intuito de desarticular organização criminosa que atua no tráfico internacional de drogas, de armas e na lavagem de dinheiro, dentre outros crimes. A operação foi deflagrada na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
No início desse ano, uma apreensão de 3500 quilos de maconha ocorrida no Estado de São Paulo foi um dos primeiros resultados dessa operação. Nesse evento foram presos, em flagrante, 06 brasileiros e 02 paraguaios. Tais prisões resultaram na desarticulação da rota nordestina dessa quadrilha, visto que os dois principais intermediários – Pedro Carlos Sales e Manoel Ferreira Sales – entre Foz do Iguaçu e a Região Nordeste haviam sido presos.
No último dia 16, mais 6000 quilos de maconha foram apreendidos e presos Davi de Paiva Machado, Devani André Ferreira Roque e Vilmar Bueno, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Para tal, cerca de 130 policiais federais de Alagoas, São Paulo, Paraná e Distrito Federal trabalharam em conjunto até chegar a execução final da operação.
Com Informações da assessoria da PF/AL