PF transfere presos da Operação Tridente para Maceió

Nove dos 14 presos na Operação Tridente, realizada ontem pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu, estão sendo transferidos hoje para o Estado de Alagoas, em avião cedido pela Força Aérea Brasileira.

De acordo com o delegado Fernando Castro, da Polícia Federal, a previsão é que o avião da FAB chegue ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares às 20h15. "As viaturas da Polícia Federal vão entrar na pista de pouso e pegar as pessoas. Depois, eles seguem para o Instituto Médico Legal, onde vão fazer o exame de corpo de delito e aí vão para a sede da Polícia Federal", explicou.

A Operação Tridente, deflagrada em Foz do Iguaçu, tem o objetivo de combater o tráfico internacional de entorpecentes, trazidos do Paraguai para distribuição nas regiões Sudeste e Nordeste do país. Trabalham nesta operação cerca de 130 policiais federais de São Paulo, Alagoas e Paraná.

Investigações

Em Alagoas, as investigações tiveram início depois que a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF fez duas grandes apreensões, em agosto e novembro de 2005, que totalizaram quase 7 toneladas de maconha do tipo mentolada – que após colhida, é prensada e recebe uma camada de um tipo de garapa de açúcar para aumentar sua compactação, ganhando com este processo uma cor esverdeada, como de menta.

Por esta característica, a operação em Alagoas recebeu o nome de Mentolada. Em São Paulo foi chamada de Alien, e Caronte em Foz do Iguaçu.

As apreensões levaram a Delegacia a direcionar todas as suas atividades no intuito de identificar os responsáveis pela remessa na região Nordeste.

José Aldo Cassiano foi preso em flagrante no último dia 26, em Maceió, com cerca de 500kg da droga e foi identificado como o maior comprador de maconha do Estado. Com ele estavam Viviane Barbosa da Rocha, Coaracy Abrahão da Silva e Rodrigo Ismael Panatta, vulgo “Polaquinho”, presos na sede da PF, em Jaraguá.

Resultados

O balanço divulgado pela assessoria da PF mostra que a o operação prendeu 14 pessoas, 11 delas decorrentes de mandado de prisão temporária. Também foram apreendidos aproximadamente 90 carros, documentos, 60 quilos de maconha e três armas, uma delas um fuzil de fabricação paraguaia.

No período de investigação, foram feitas as seguintes apreensões de maconha: 6 toneladas em Alagoas; 6,5 toneladas em São Paulo; 7,5 toneladas em Guarapuava (PR); cerca de 5 toneladas em Foz do Iguaçu.

No último sábado, a Polícia Federal apreendeu em Foz 6 toneladas da erva e a Polícia Civil, 5 toneladas.

Com informações da Agência Brasil e da Polícia Federal

Veja Mais

Deixe um comentário