Escola simula eleição para ensinar estudantes sobre importância do voto

Faltando apenas 10 dias para as eleições, os alunos da escola municipal Pedro Barbosa Júnior, na Cruz das Almas, aprendem sobre a importância do voto aliando prática à teoria através de uma ação promovida pela direção e professores do colégio.

Na ocasião, uma estrutura para simular o dia da eleição foi montada. Dez alunos, da educação infantil e fundamental, se propuseram a ser candidatos a Presidente, Senador e deputados Federal e Estadual. As salas foram dividas em sessões com urnas e fiscais, e estudantes exercerem a função de mesários e eleitores.

Segundo a diretora da escola, Silene Ferreira Costa, o objetivo da ação é simular uma eleição para que os alunos entendam sobre política e assim, formar cidadãos conscientes. “A ação é um incentivo às crianças a aprenderem a realidade política do país, através das eleições. Antes desta atividade, fizemos com os alunos um trabalho preparatório onde os todos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as propostas dos candidatos, a importância do título de eleitor e o cargo que exercem. Tivemos também a preocupação de preparar um título de eleitor para cada aluno”, diz.

Os candidatos se empenham e levam para os 280 alunos da escola suas propostas. Para o candidato ao senado, Mateus Calixto, de 11 anos, os pontos mais importantes sua candidatura estão ligados às melhorias na escola e ajuda aos necessitados. “Cada candidato apresentou sua proposta durante a semana e os eleitores podem escolher por meio do voto. Eu pretendo melhorar a merenda, construir uma quadra de esporte, ajudar os alunos necessitados, além de reforma as salas e montar uma sala de informática”, diz.

Já a única mulher candidata a Deputada Federal, Ane Mônysy Valentin, de 12 anos, afirma que em sua campanha terá como prioridade o aumento do salário para os professores e a preservação da natureza. “Pretendo ajudar os professores dando um salário maior, cadeiras novas para o colégio, uma biblioteca e proteger as florestas que estão sendo desmatadas pelo homem”, diz.

A diretora afirma que todas as propostas apresentadas pelos alunos relativas a melhoria da escola serão enviadas ao Prefeito Cícero Almeida e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em forma de documento. “Espero que o desejo tanto dos alunos quanto dos professores sejam atendidos. Somos uma escola nova e precisamos de diversas instrumentos para proporcionar uma melhor educação”, afirma.

Veja Mais

Deixe um comentário