Olhos curiosos acompanham com atenção a mensagem de vida transmitida pela companhia Teatro do Meia-Noite que apresentou hoje, no Teatro Deodoro, a peça Super Educação Para o Trânsito Começa em Casa, para cerca de 1200 alunos da 5.ª a 8.ª série, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede pública e privada.
Eles não sabem, mas são os atores principais de uma história de segurança e responsabilidade no trânsito que será encenada no futuro. A iniciativa é do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito 2006, que este ano tem realizado ações em Maceió e Arapiraca. A apresentação faz parte do Projeto Teatro em Trânsito, iniciado hoje com a participação de alunos de escolas como Almeida Leite, Escola Guiomar de Almeida Peixoto, Colégio São José, Escola São Jorge, Colégio Intensivo, Escola Santa Lúcia, entre outras foi exibido em duas sessões.
A idéia, segundo o diretor do Detran, Tenente-coronel João Marinho, é trabalhar para a formação de futuros condutores e evitar que o problema de violência no trânsito se agrave ainda mais no futuro. “O nosso intuito é realmente educar, desde cedo, para o trânsito e evitar que no futuro a situação seja mais grave que a atual. Hoje Alagoas apresenta um índice elevadíssimo de acidentes e mortes no trânsito, principalmente em cidades como Maceió e Arapiraca, cidades escolhidas para a realização das ações da Semana do Trânsito”, afirmou o diretor.
Segundo dados, em todo o ano passado foram registrados cerca de 5.500 acidentes de trânsito em Arapiraca. Sendo 3391 envolvendo motos, 751 com carros e 1373 com bicicletas. E apesar das campanhas educativas, propagandas e blitz, realizadas pelos órgãos de trânsito, os números continuam preocupantes. De janeiro a junho, deste ano, o município registrou 3184 acidentes, sendo 2037 acidentes com motos, 488 com carros e 659 com bicicletas.
Amanhã a peça teatral será apresentada às 11:20 no Colégio Inei; no dia 22 no CEPA, dia 23, às 10hs no Hiper Center Farol, dia 24, às 10hs no SestSenat; dia 25, às 16 h, na Praia de Ponta Verde, dia 26, às 7hs, na Fábrica Coca-Cola, no Distrito Industrial Luiz Cavalcante. “Essa é uma das formas de tentarmos passar a mensagem de que trânsito é uma questão de cidadania e respeito ao próximo, de uma forma lúdica e alegre”, afirmou a chefe do serviço de Educação para o Trânsito do Detran/AL (Edutran), Walquíria Amorim.
Com assessoria do Detran