O Estado de Alagoas contará com pelo menos seis postos exclusivos para atendimento a turistas nestas eleições. A definição saiu agora há pouco, depois da reunião entre secretários de Turismo, a direção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH) e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, José Fernando Lima Souza.
De acordo com o presidente do TRE, os turistas poderão justificar a ausência do voto nos postos do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, na Rodoviária João Paulo II, Jatiúca, Pajuçara, no Cepa e em Marechal Deodoro.
“A intenção do TRE é otimizar a eleição, inclusive para os turistas, que devem levar um documento de identidade ou o número do título eleitoral para fazer a justificativa”, afirmou o secretário de Informática do TRE, Daniel Macedo.
Para o diretor da ABIH, Paulo Kugelmas, a expectativa é que Maceió receba cerca de dois mil turistas, em vôos, durante o fim de semana da eleição. “A queda deve ser de 20%, mas esperamos cerca de 800 somente em vôos charters”.
Amanhã, a secretaria municipal de Turismo reunirá todas as agências de receptivos para informar onde serão os postos de atendimento aos turistas. “Eles serão informados e entregarão os formulários de justificativa para serem preenchidos antes, pelos turistas”, explicou.
Na próxima semana, o TRE treinará todos as pessoas que vão trabalhar nos postos. O presidente do órgão, Fernando Tourinho, alerta para que os turistas não se prendam somente aos postos exclusivos. “Amanhã iremos ter uma reunião com o secretário de Turismo de Maragogi, para analisar se colocaremos mais um posto lá. Mas é preciso lembrar que os turistas também poderão fazer a justificativa em quaisquer outras seções eleitorais”, garantiu.