Decreto torna três árvores imunes ao corte

DivulgaçãoGameleiras são árvores grandes bastante comuns nas regiões

Gameleiras são árvores grandes bastante comuns nas regiões

O prefeito Cícero Almeida assinou hoje o decreto que declara imunes de corte três gameleiras da espécie Fícus catappifolia plantadas na Avenida Robert Kennedy, na Pajuçara. A medida faz parte das comemorações do Dia da Árvore, celebrado amanhã.

O decreto será publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do Município. Segundo o documento, as três gameleiras localizadas próximo à balança de peixes da praia de Pajuçara só poderão ser cortadas após emissão de laudo téc-nico e autorização da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Já a conservação das árvores ficará a cargo da Superintendência Municipal de Obras e Urbanização (Somurb). "No caso de morte ou sacrifício da espécie, devidamente justificados através de parecer emitido pela Sempma, uma nova deverá ser cultivada no local.

Além das comemorações do Dia da Árvore, o decreto justifica a iniciativa de declarar as espécies imunes com base na necessidade de um ordenamento paisagístico da Capital e a preocupação com o déficit de cobertura vegetal atual.

O índice ideal é de 12m2 de área verde por habitante e Maceió apresenta apenas 3m2 de área verde por habitante. "Essa realidade precisa ser mudada. As árvores protegem o Meio Ambiente e melhoram as condições ambientais. Por isso, a importância de plantarmos uma árvore", diz Florência Matias, coordenadora de Educação Ambiental da Sempma.

O decreto também leva em consideração o projeto da Semp-ma para declarar imunes ao corte árvores urbanas notáveis. O autor do projeto é o acadêmico voluntário do curso de Biologia da Ufal Van Giap Ramalho.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário