Fla bate Cruzeiro; Santa derrota o Palmeiras

O Flamengo teve Obina, xodó da torcida, em campo. Também contou com a volta de Luizão ao time. Mas coube ao meia Renato o gol da vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0, nesta quinta-feira à noite, no Maracanã. O resultado embalou o time rubro-negro, enquanto esfriou uma tentativa de reação mineira no Campeonato Brasileiro.

"É bom voltar a marcar, mas tenho de lembrar que nosso time está muito bem taticamente. Fizemos o gol por isso", disse Renato, artilheiro do Flamengo com seis gols, ao lado de Obina. Havia praticamente um mês que o jogador não marcava – dois no empate contra o São Caetano no dia 23 de agosto.

Pela primeira vez no Brasileirão, o time rubro-negro conquistou três vitórias seguidas. Anteriormente o Flamengo já havia batido Botafogo e Fortaleza. Com a seqüência de vitórias, a equipe carioca chegou aos 33 pontos e conseguiu afastar-se um pouco mais da zona de rebaixamento para a segunda divisão. "Começamos a afastar alguns fantasmas", comemorou o técnico Ney Franco.

O Cruzeiro, por sua vez, não conseguiu uma seqüência de vitórias. Após bater o Palmeiras no último domingo, o time mineiro voltou a ser derrotado e parou nos 34 pontos. Dos 18 pontos disputados no segundo turno, os cruzeirenses conquistaram apenas sete, com duas vitórias, um empate e três derrotas.

Mais do que isso, a derrota no Maracanã amplia o retrospecto ruim do Cruzeiro em jogos foram de Belo Horizonte. Esta foi a sexta vez seguida que o time mineiro perdeu longe de casa. O último triunfo no campo adversário aconteceu no dia 3 de junho, 2 a 0 no Fortaleza.

A situação pode ficar ainda mais complicada para o Cruzeiro na próxima rodada do Brasileirão. O time mineiro mais uma vez atuará fora de casa, enfrentando a Ponte Preta, no próximo domingo, em Campinas, às 18h10.

No mesmo dia, mas às 16h, o Flamengo tentará dar seqüência à sina do Santos na Vila Belmiro. O time paulista não venceu nenhum dos times cariocas atuando em seu estádio no atual Campeonato Brasileiro.

Cobra x Porco

Antes coisa do passado, a possibilidade de rebaixamento no Campeonato Brasileiro é uma ameaça cada vez mais real para o Palmeiras. O time paulista, que chegou a ser lanterna e está longe da zona de descenso desde a 13ª rodada da competição nacional, venceu apenas uma de suas últimas seis partidas.

Nesta quinta-feira, deu seqüência ao momento negativo e foi superado por 3 a 2 pelo lanterna Santa Cruz, em Recife. O resultado corroborou a queda de produção dos visitantes e fez a faixa de risco da tabela, que vem se aproximando nas últimas rodadas, chegar ainda mais perto da equipe alviverde.

Com duas derrotas em seus dois últimos compromissos no Brasileiro, o Palmeiras estacionou nos 30 pontos e já tem a mesma pontuação do Goiás, melhor equipe entre as que estão na zona de rebaixamento. O time paulista só aparece na 15ª colocação da tabela porque tem mais vitórias que a equipe esmeraldina (oito contra sete) e um saldo de gols superior ao da Ponte Preta (-5 contra -14).

"A situação está complicada. Não estamos jogando como vínhamos fazendo depois da Copa do Mundo e a zona de rebaixamento está cada vez mais perto. Precisamos acordar", cobrou o meia Rosembrick, que entrou no lugar de Edmundo nesta quinta-feira.

O problema é que o fraco desempenho do Palmeiras nesta quinta-feira não foi um caso isolado. Nas seis últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o time paulista só conseguiu triunfar uma vez (3 a 1 sobre o São Caetano, no dia 9 de setembro). Além disso, a equipe comandada por Tite angariou dois empates e três derrotas.

Ainda que em situação mais desesperadora que a do Palmeiras, o Santa Cruz conseguiu um alento nesta quinta-feira. O time pernambucano interrompeu, com o triunfo diante do alviverde, uma série de cinco derrotas consecutivas e dez partidas sem conseguir um placar favorável sequer.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, Santa Cruz e Palmeiras entrarão em campo às 16h do próximo domingo (24 de setembro). Os pernambucanos receberão o Juventude no estádio Arruda, em Recife, e o Palmeiras disputará um clássico contra o São Paulo em Presidente Prudente (a partida foi transferida para o interior em virtude de uma decisão da equipe alviverde, que tem o mando de campo).

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário