Novos agentes penitenciários tomam posse dia 25

Tomam posse na próxima segunda-feira, 25, os 345 novos agentes penitenciários. Eles formam a primeira turma de profissionais concursados para o ofício carcerário.

A nomeação das 85 mulheres e dos 260 homens foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 15 de setembro e, da lista nomeada, 42 aprovados no concurso não apresentaram a documentação necessária para participarem do curso de capacitação que tem início na próxima semana.

A solenidade de posse vai acontecer no auditório do Colégio Marista de Maceió – localizado na rua D. Antônio Brandão, bairro do Farol -, às 9h. O evento é ainda abertura do curso de capacitação para os novos agentes.
Após a posse dos concursados, eles assistirão a palestra proferida pelo juiz integrante do Núcleo de Combate ao Crime Organizado (NCCO) do Tribunal de Justiça (TJ), Diógenes Tenório.

De acordo com o presidente da comissão de elaboração de curso de capacitação da Secretaria Executiva de Ressocialização (SER), coronel Reinaldo Cavalcante da Silva, serão 376 horas de aulas teóricas e práticas ministradas por 42 profissionais altamente capacitados nas disciplinas. “A proposta é deixá-los [novos agentes] aptos para exercerem a função no Sistema Prisional de Alagoas”, disse.

As disciplinas que serão ministradas durante as nove semanas de capacitação vão desde Legislação Penal e Defesa Pessoal a Gerenciamento de Crises.

O curso conta também com um plano de estágio, onde os alunos terão aula de segunda à sexta-feira e, no final de semana, farão um acompanhamento dos trabalhos que vão desenvolver nas unidades prisionais.
A capacitação tem início dia 26 e vai acontecer na Academia de Polícia Civil, localizada no Pontal da Barra.

Formação

Segundo o secretário de Ressocialização, Tenente-Coronel Aurélio Rosendo, a grande preocupação da secretaria é proporcionar uma formação humanizada para os agentes que estão ingressando na atividade.

O curso atende as atribuições discriminadas na Lei Estadual n° 6.682, de 10 de Janeiro deste ano, e visa a formação humanizada dos novos agentes penitenciários.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário