A TV Gazeta/Globo divulgou, agora há pouco, no AL TV 2ª Edição, os números da terceira pesquisa do Ibope sobre a preferência do eleitorado alagoano com vistas a eleição de 1º de outubro para o governo e o Senado.
A pesquisa mostra a virada do candidato da coligação Alagoas Paz e Desenvolvimento, senador Teotonio Vilela Filho (PSDB) que aparece com 39% das intenções de voto. O deputado federal João Lyra (PTB), que antes liderava as pesquisas caiu para 38%.
Na pesquisa anterior, Lyra aparecia com 46% das intenções de votos enquanto Téo Vilela detinha apenas 34%. Enquanto o petebista perdeu oito pontos percentuais o tucano subiu cinco pontos e virou a disputa. O resultado da pesquisa caracteriza uma virada que já vinha sendo sentida no meio político alagoano e praticamente assegura a realização de um segundo turno na disputa pela cadeira de governador, hoje ocupada por Luís Abílio (PDT).
Segundo a pesquisa a candidata do PT, Lenilda Lima tem 7% das intenções de votos (antes tinha 3%). Ricardo Barbosa (PSTU) aparece com 2% (1º na anterior). Os demais candidatos – Elias Barros (PTN), André Paiva (PRTB), Eudo Freire (PSDC) e Gerson Guarines (PAN) não pontuaram nessa pesquisa. O número de eleitores que vão votar em branco ou anular o voto é de 6%, enquanto outros 8% não souberam ou não quis opinar sobre em quem vão votar para governador.
Segundo turno
A pesquisa do Ibope também simulou uma disputa em segundo turno entre Teotonio Vilela e João Lyra pelo governo de Alagoas. O tucano aparece com 46% das intenções de voto (antes tinha 38%), enquanto Lyra recuou de 45% para 40%. Brancos, nulos e indecisos somam 14%.
Queda livre
A queda de Lyra pode estar associada a sua decisão de não comparecer a nenhum dos debates realizados até agora pelos principais órgãos de comunicação do Estado. Orientado por sua assessoria, o petebista não compareceu ao debate da TV Pajuçara nem a série de entrevistas que foi promovida pela emissora com os principais candidatos ao governo. As rádios CBN e Correio também realizaram uma rodada de entrevistas e um debate com os candidatos ao governo, e Lyra mais uma vez não foi a nenhum deles, nem deu justificativas.
Amanhã à noite logo após a novela Páginas da Vida a TV Gazeta realiza um debate entre os principais candidatos ao governo. A presença do candidato João Lyra ainda não estava confirmada por sua assessoria e se for seguido o posicionamento que ele vinha adotando dificilmente o candidato do PTB estará presente.
Senado
Na disputa pela única vaga de senador que Alagoas terá na eleição do próximo domingo, 1º de outubro, o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB), segundo a nova pesquisa divulgada agora a noite pelo Ibope aparece com 36% das intenções de voto, enquanto o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) tem 31%. Na segunda pesquisa divulgada em 11 deste mês, Collor tinha 26% das intenções de voto e Lessa aparecia com 35%.
O deputado federal José Thomaz Nono (PFL), ainda candidato pela coligação do deputado João Lyra, caiu de 14% para 13% nessa nova pesquisa Ibope, enquanto o vereador por Maceió, Galba Novaes Júnior, candidato do PL ao Senado, subiu de 6% para 7% na nova pesquisa. A entrada de Collor mudou completamente o panorama na disputa pela única cadeira de senador em disputa e prejudicou principalmente a candidatura de Nonô, que viu aliados debandar para o lado do ex-presidente.
Período
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro. Foram ouvidas 812 pessoas em todo o Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) sob o número 5312/2006.