Ministério do Trabalho divulga Rais 2005

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, concede hoje entrevista coletiva para divulgar o resultado da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2005, um censo do mercado formal de trabalho no Brasil. A declaração é obrigatória para todos os estabelecimentos existentes no território nacional.

A partir de dados enviados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Rais traz um panorama do empregado e do estabelecimento. No que se refere ao trabalhador, traça seu perfil sob o ponto de vista do gênero, grau de escolaridade, faixa etária, remuneração, tipo de vínculo, entre outros. Quanto ao estabelecimento, o censo anual capta dados como atividade econômica, porte das empresas, situação geográfica.

A Rais se difere do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) por ser um levantamento mais completo. O Caged acompanha o movimento mensal de admissão e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os dados da Rais reúnem o número total dos assalariados celetistas e dos estatutários.

O censo anual do mercado formal de trabalho é a base para o cálculo do número de trabalhadores que têm direito ao abono salarial. Este ano, foram identificados 11,5 milhões de trabalhadores com direito ao benefício.

Os dados da Rais também servem para implementar e monitorar programas do MTE, fornecer subsídios ao FGTS e à Previdência Social, controlar a nacionalização de mão-de-obra, auxiliar na definição das políticas de qualificação e gerar estatísticas sobre o mercado de trabalho formal.

Fonte: MTE

Veja Mais

Deixe um comentário