Na próxima segunda-feira, dia 02, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), coordenadora da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, começará a distribuir 150 mil doses de vacinas aos agricultores familiares, assentados da reforma-agrária, quilombolas e indígenas que possuam até 10 animais.
Segundo o diretor-geral da Adeal, Hibernon Cavalcante, as vacinas já se encontram no Estado e o objetivo é que até o dia 15 de outubro já tenha ocorrido a vacinação nas propriedades com até 10 animais.
Além de realizar a distribuição, a Adeal quer garantir a aplicação das vacinas, e, para isso, prestará assistência a todos os criadores que receberem as doses.
“Estamos contando com o apoio expressivo do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e das Secretarias Municipais de Agricultura para auxiliarmos esse público. Será utilizada a mão-de-obra qualificada, oriunda dos cursos de vacinadores, já que nos últimos 3 anos, o Senar capacitou mais de dois mil vacinadores”, afirma Cavalcante.
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2006 ocorrerá entre os dias 01 e 31 de outubro e, além da distribuição de doses e auxílio técnico para a vacinação, a Adeal e a Secretaria Executiva de Agricultura, Irrigação, Pesca e Abastecimento (Seagri) disponibilizarão técnicos para ajudarem no preenchimento de declarações. Os profissionais estarão presentes nos locais de revendas de vacinas. Tudo para alcançar a meta de 1 milhão de animais vacinados em Alagoas.