A primeira etapa da Operação Varredura, iniciada pela Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) no começo de setembro, resultou em 95 visitas a obras de construção e reforma.
Os fiscais do órgão notificaram irregularidades em 27 ruas e suas transversais, além de cinco conjuntos residenciais, nos bairros de Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras e em duas ruas do Poço e uma da Pajuçara.
A iniciativa visa intensificar a fiscalização às obras em toda a cidade, a fim de garantir o cumprimento do Código de Edificações e Urbanismo. As equipes verificaram se as construções possuíam toda a documentação necessária, como o alvará de execução de obra ou alvará de autorização para colocação de tapumes, toldos e estandes de vendas.
Do total de obras visitadas, 58 foram notificadas, sendo 31 por não apresentarem o alvará de execução e 13 por não possuírem alvará de autorização de tapumes.
Seis obras foram embargadas. Nesses casos, os responsáveis já haviam sido notificados mais de uma vez, mas não compareceram à SMCCU para solicitar a regularização de sua documentação. Outras 19 estavam com os alvarás vencidos e devem procurar a superintendência para renovar o prazo de validade. Durante a ação, os fiscais solicitaram a retirada de materiais de construção das calçadas, que estavam impedindo o trânsito de pedestres.
As equipes continuarão as vistorias na parte baixa de Maceió, incluindo os bairros do Poço, Pajuçara e Cruz das Almas.