Além do cotidiano agitado, enfrentado diariamente pela equipe do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CB/AL) – que é acionado para salvar vidas e efetuar o socorro de vitimas em acidentes – cerca de 450 membros da corporação estão mobilizados, desde as 8 horas, no Fórum da Justiça Federal, no Barro Duro, visando doar sangue. Com isso, além de contribuir para manter o estoque da Hemorrede estabilizado, o CB/AL mostra, mais uma vez, porque é considerado um órgão comprometido com bem estar do alagoano.
De acordo com o comandante geral da corporação, Jair Cordeiro, “essa é uma iniciativa que mostra o comprometimento da instituição com o bem estar do alagoano e, salvar vidas, é uma atribuição do Corpo de Bombeiros”, ressalta ele. Cordeiro salienta também, que cerca de 450 soldados da corporação estarão se candidatando à doação durante todo o dia de hoje.
Para a coordenadora geral do Hemoal, médica Alexandra Ludugero, a instituição necessita do apoio voluntário e, nada melhor do que contar com pessoas que sabem a importância do voluntariado e a necessidade da doação de sangue. “O Corpo de Bombeiros tem sido, ao longo dos 25 anos do Hemoal”, um dos grandes parceiros da nossa instituição. “Eles, realmente, sabem o que significa salvar vidas, pois além do trabalho diário não medem esforços para exercitarem a solidariedade”, destaca Ludugero.
Contudo, além do atendimento à corporação do CB/AL, no Fórum da Justiça Federal, onde três equipes do Hemoal estão mobilizadas, o atendimento na sede da instituição, no bairro do Trapiche, continua normalmente até às 17 horas. No prédio anexo à Unidade de Emergência Armando Lages o atendimento está reservado para os doadores voluntários, que diariamente procuram à instituição.
Para se candidatar à doação é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 kg, além de não ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, também, que os candidatos à doação compareçam ao local de doação portando um documento de identificação com foto e estejam bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Amanhã
E amanhã, a partir das 8 horas, a Unidade Móvel do Hemoal estará realizando mais uma coleta externa, desta vez na sede da Igreja Assembléia de Deus do Jacintinho, localizada na Rua Manoel Viana, próximo ao Supermercado Unicompra. O atendimento também acontece até às 17 horas e será destinado a voluntários que queiram ajudar a manter estabilizado o estoque de sangue da hemorrede, que abastece todos os hospitais públicos de Alagoas, a exemplo da Unidade de Emergência.