A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) vai divulgar periodicamente uma ampla pesquisa sobre a realidade do setor industrial alagoano. O presidente da entidade, empresário José Carlos Lyra de Andrade, anunciou a contratação de consultoria para a elaboração do projeto Indicadores Industriais de Alagoas, que vai mostrar como está nossa indústria em termos de desempenho e competitividade.
A meta é descobrir tendências de mercado, garantir ganhos de produtividade e melhorar o processo produtivo, tornar conhecido os caminhos, dificuldades e desafios que as empresas alagoanas têm percorrido e enfrentado, além de monitorar os reflexos da política macroeconômica (juros, câmbio, risco-país, etc.) sobre a indústria alagoana. Os Indicadores Industriais serão, dessa forma, uma contribuição da FIEA ao aperfeiçoamento das políticas públicas, ajustando-as às necessidades e prioridades do setor produtivo.
"É um grande desafio para nós empresários, pois esse trabalho se propõe a ser uma ferramenta de gestão empresarial", disse José Carlos Lyra.
Ontem, foi realizada na Casa da Indústria uma apresentação sobre como será desenvolvido o estudo e quais os objetivos da pesquisa, que será coordenada pelos consultores Luciana Peixoto Santa Rita e Reynaldo Rubem Ferreira Júnior.
Lyra disse ainda que é fundamental o envolvimento de todos os empresários, pois sem eles o trabalho não será possível. Afinal, lembra o 1º vice-presidente da Federação, empresário José Nogueira Filho, "sem os dados não há pesquisa". Ao tempo em que pediu a colaboração de empresários e sindicatos da indústria, Lyra ressaltou que todas as informações são confidenciais e que não haverá identificação de empresas.