Trazendo novamente a temática de “Excelência acadêmica com inclusão social”, a vice reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), juntamente com as pro reitorias acadêmicas e administrativas, realiza, entre 16 e 20 de outubro, o III Congresso Acadêmico, evento anual que promove a exposição de trabalhos em várias áreas do conhecimento: científica, técnica e cultural.
Segundo o professor Eurico Lobo, vice-reitor da universidade e coordenador do evento, o congresso é fundamental por promover o envolvimento de todos os segmentos da comunidade acadêmica. “É uma oportunidade para a integração científica e cultural. Momento para que professores e alunos apresentem e debatam suas produções”, explica o vice-reitor. O Congresso Acadêmico é um evento já consolidado no calendário da universidade e a cada ano vem superando as expectativas em número de participantes, visitantes e trabalhos apresentados. “Em 2005, foram cerca de mil trabalhos inscritos, há uma grande expectativa da comunidade acadêmica”, complementa Eurico Lobo. O evento reúne a apresentação de dissertações, teses, monografias e projetos de pesquisa orientados por professores da Ufal, além de feiras, exposições, debates e apresentações culturais.
A palestra de abertura do Congresso Acadêmico será proferida às 10 horas do dia 16, pelo Dr. Jorge Ávila, vice-presidente do INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, abordando a Inovação Tecnológica e a Propriedade intelectual. No mesmo dia, haverá mesa-redonda sobre Violência e Direitos Humanos em Alagoas (com Pedro Montenegro, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, o Procurador Federal Delson Lyra e a professora de Ciências Sociais Ruth Vasconcelos), e palestras sobre Reforma Agrária em Alagoas (com o professor Paulo Décio) e sobre Pesquisa com Inclusão Social na Educação Física (com Jéferson Moebus, da Universidade Estadual do Rio e Janeiro).
Além de professores da Ufal, estarão presentes no Congresso representações acadêmicas de outras instituições como as Universidades Federais de Pernambuco, Santa Cantarina, Rio Grande do Norte e Recôncavo Baiano (UFRB), e da Estadual do Rio de Janeiro, além de dirigentes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Une, do Conselho Federal da OAB, do Conselho Federal de Saúde e da Associação Brasileira de Ensino e Engenharia.
Na solenidade de encerramento, no dia 20, haverá a divulgação e premiação dos melhores trabalhos inscritos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e em projetos de extensão. Ao sintetizar a idéia e o intuito de, mais uma vez, se promover um evento como este, o vice-reitor conclui: “O congresso é fruto do desenvolvimento científico e intelectual da Ufal”.